04/09/09 11h15

Totvs inaugura oito operações no exterior para ganhar mercado

DCI

O segundo semestre deste ano começou positivo para a gigante brasileira Totvs, desenvolvedora de softwares de gestão que acaba de inaugurar oito novas operações em quatro países da América Latina, um da Europa e um da África. A empresa, que faturou R$ 1 bilhão (US$ 540,5 milhões) no ano passado, chega com duas operações no Paraguai e na Argentina, além de Bolívia, Uruguai, Portugal e Angola.

O processo de expansão é resultado do projeto de internacionalização da Totvs, que tem como objetivo aumentar a participação da empresa no mercado de software internacional, além de aproximar e personalizar o atendimento aos clientes desses países. No total, a Totvs contará com 15 unidades fora do Brasil, que devem ofertar todo o portfólio da companhia. "Assim como no Brasil, as franquias da Totvs no exterior não são apenas escritórios de vendas, mas canais de distribuição. Isso significa que todos os processos estão integrados aos controles, às metodologias e aos procedimentos da nossa empresa, ou seja, é a Totvs na região", explica Flavio Balestrin, diretor de Operações Internacionais da Totvs.

As novas unidades devem se integrar ao modelo de franquias da companhia, constituído por operações comandadas por empreendedores locais que distribuem todos os produtos da Totvs e prestam serviços de implantação e suporte, de acordo com as exigências fiscais e legais de cada país.

A Totvs encerrou o segundo trimestre do ano com receita líquida de R$ 240,283 milhões (US$ 129,9 milhões), o que corresponde a um aumento de 15,6% em relação ao que foi registrado no mesmo período do ano passado. No primeiro semestre deste ano, a companhia atendeu mais de 8.200 clientes, crescimento de 21,1% sobre o número de clientes do primeiro semestre de 2008, impulsionando as vendas do período. No último trimestre, 110 novos clientes ingressaram na carteira da companhia, que encerrou o trimestre com cerca de 23, 7 mil clientes ativos.