01/02/11 10h26

Totvs estuda aquisições para reforçar segmentos de atuação mais recentes

Valor Econômico

A Totvs, fabricante brasileira de softwares de gestão, planeja manter em 2011 os planos de aquisições que historicamente sempre estiveram em destaque dentro de suas estratégias. Depois de anunciar na primeira semana do ano a compra, por R$ 17,8 milhões (US$ 10,5 milhões), da Gens Tecnologia e Informática - empresa que desenvolve softwares para o setor de saúde - a companhia vislumbra possíveis novos acordos para complementar e aprimorar seu portfólio em determinados segmentos econômicos.

Além do mercado de desenvolvimento de sistemas de gestão para saúde, José Rogério Luiz, vice-presidente executivo e financeiro da Totvs, diz que entre os alvos potenciais estão companhias que desenvolvem sistemas para finanças e construção. "Também temos interesse em alguns setores do agronegócio, nos quais nossa participação ainda é de uma timidez irritante para um país que está ficando tão profissional nesse mercado", afirma o executivo.

A empresa anunciou, ontem, ter encerrado o ano fiscal de 2010 com uma receita líquida de R$ 1,1 bilhão (US$ 625 milhões), um avanço de 14,2% em comparação com 2009. As vendas de licenças de software atingiram um recorde de R$ 304,4 milhões (US$ 173 milhões) e registraram um crescimento de 22,1% em relação ao ano anterior. Trata-se de um indicador importante no setor já que os demais negócios das companhias de software - como manutenção e serviços - só crescem se a base de usuários aumentar também. "Nossa indústria é de causa e efeito. Automaticamente, isso [o aumento da venda de licenças] também gerou mais receitas em serviços e manutenção".

No período, a receita de serviços, que inclui implementação de softwares e suporte, somou R$ 367,7 milhões (US$ 209 milhões). O faturamento relativo à manutenção, que compreende as atualizações de sistemas, atingiu R$ 561,05 milhões (US$ 319 milhões). O desempenho da Totvs, diz o executivo, foi impulsionado pela conquista de 2.840 clientes e pelo aumento do valor médio dos acordos anuais, de R$ 33,7 mil (US$ 19,2 mil) para clientes novos e de R$ 12,9 mil (US$ 7,3 mil) para usuários mais antigos. "Além de ampliar nossa base, conseguimos aumentar nossa participação nos clientes com quem já trabalhávamos, inclusive as empresas de grande porte".

José Rogério Luiz ressalta, porém, que as pequenas e médias empresas continuam a ser o principal alvo da Totvs. Hoje, elas representam cerca de 80% do faturamento da companhia. O executivo diz que o índice de adoção dos programas de gestão empresarial nas companhias desse porte ainda é muito baixo no Brasil - o equivalente a 8,5% da base de companhias -, o que abre um enorme campo a ser explorado. Ao mesmo tempo, ele ressalta que essas empresas estão sendo cada vez mais pressionadas a investir em tecnologia da informação, em virtude da competitividade natural do mercado e de demandas geradas por iniciativas regulatórias, como o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).