02/03/09 10h26

TIM compra Intelig e faz 'relançamento'

Valor Econômico - 02/03/2009

A TIM fechou na sexta-feira à noite a compra da Intelig, poucas horas depois de ter anunciado ao mercado um plano de "relançamento" da companhia. As medidas são a aposta da operadora para deixar para trás a maré ruim em que mergulhou no ano passado, quando perdeu a segunda colocação do mercado para a Claro e enfrentou a queda em alguns indicadores financeiros. A aquisição da Intelig, que pertencia à Docas Investimentos, dá um novo perfil à TIM. Com o negócio, fechado por um valor não revelado, a operadora amplia sua capacidade de transmissão de dados para atuar como provedora de acesso à internet e ganha capilaridade nas áreas metropolitanas, onde o tráfego é crescente.  A compra se encaixa na proposta de "relançamento" desenhada pela nova diretoria da TIM. A oferta de novos pacotes de serviços, combinando telefonia fixa, móvel e internet, é um dos pilares dessas medidas, que abrangem também o reposicionamento da marca e maior eficiência no uso da rede. "A TIM perdeu competitividade, levando a uma queda na nossa participação de mercado", afirmou Luca Luciani, que assumiu neste ano a presidência da operadora. "Entretanto, a TIM tem fundamentos fortes, que serão importantes na estratégia de relançamento da companhia", disse o executivo, que promoveu teleconferências com jornalistas e analistas para comentar os resultados de 2008 e apresentar o "plano de relançamento" da empresa. Nessa empreitada, a TIM definiu as classes A e B como seu alvo prioritário. A medida marca um retorno da operadora à estratégia de concentrar sua artilharia para atrair e reter os assinantes mais rentáveis - modelo que foi a base de seu sucesso alguns anos atrás.