Tetra Pak traz centro de inovação ao consumidor para o Brasil
Valor EconômicoA Tetra Pak, fabricante sueca de embalagens cartonadas para bebidas e também alimentos sólidos, vai abrir o chamado Customer Innovation Center no Brasil. Ele será instalado em Monte Mor (SP), onde a companhia já tem uma unidade, e exigirá investimento de € 6,2 milhões. Esse será seu terceiro centro de inovação ao consumidor do mundo. O primeiro foi aberto em Denton, a 40 minutos de Dallas (Texas), há dois anos. O segundo deve ser inaugarado em Cingapura, em janeiro de 2017. Já o terceiro abre as portas entre março e abril do ano que vem no Estado de São Paulo e visa trabalhar com as empresas clientes na concepção dos novos produtos até o projeto final.
"Esse centro vai ajudar os clientes a desenvolverem suas ideias de novos produtos, até o produto final. Eles poderão chegar com um problema e nós ajudaremos a pensar na solução", diz a argentina Julia Elena Sotera, diretora de serviços de marketing para as Américas da Tetra Pak. Dependendo do projeto, os clientes poderão ficar imersos no centro por até três dias.
O centro foi idealizado há dois anos e faz parte do projeto global de expansão da Tetra Pak, negócio fundado em 1951, hoje presente em 17 países e € 11,9 bilhões em vendas em 2015. A companhia, ainda familiar e nas mãos do neto do fundador, vendeu 184 bilhões de embalagens em 2015 no mundo. O Brasil, conta Julia, é o segundo maior mercado da Tetra Pak no mundo, atrás da China.
Embora a crise econômica tenha afetado o consumo ao longo de 2016, a executiva garante que suas vendas não caíram neste ano. O faturamento da subsidiária brasileira deve estabilizar em 2016 e retomar o crescimento em 2017. "Ganhamos 'market share' neste ano. Só em leite, temos 56% de todo mercado brasileiro que consume 11 bilhões de litros no ano."
No Brasil desde 1957, a Tetra Pak visa projetos de longo prazo, garante a executiva. Embora a categoria de leite UHT e a de sucos sejam, na ordem, as mais representativas da receita, ela conta que os produtos baseados em leite, como creme de leite, leite condensado e leite aromatizado, avançam em embalagens cartonadas, mercado com potencial de manter a Tetra Pak crescendo por muitos anos.
As duas fábricas que a companhia têm no Brasil - Monte Mor (SP) e Ponta Grossa (PR) - ainda têm capacidade para atender as futuras demandas do mercado doméstico e abastecer outros países da América Latina, hoje atendidos por essas unidades.
Na semana passada, a Tetra Pak divulgou o estudo "Spending power of Seniors to hit US$ 10 trillions by 2020: how the food and drink industry can attract the over 60s", que mostra as tendências de consumo até 2020 pela população com mais de 60 anos, cada vez mais ativa, capitalizada e consumista (preferem qualidade a quantidade e buscam produtos que valorizem saúde e bem-estar).
Segundo as Nações Unidas, até 2050, mais de 22% da população mundial terá mais de 60 anos, comparado aos 8% hoje. Isso os torna os consumidores de maior potencial de crescimento do mundo e alvo para as fabricantes mundiais de bebidas e alimentos. O Japão atingirá 31% de habitantes com mais de 60 até 2020 - eram 26% em 2005. Já nos BRICs, esse percentual subirá de 11% para 16%. Os chamados seniores gastam 20% da renda com alimentação e bebida enquanto os mais jovens direcionam até 18% dos ganhos com os mesmos fins.
Pelos estudos realizados por institutos como Nielsen, Mintel e Euromonitor e pesquisas conduzidas por ela própria, a Tetra Pak acredita que esse público quer viver mais e melhor, próximo da família, fora de casa (viajar e praticar atividades físicas) e não ser tratado como velhos (e isso inclui até produtos desenvolvidos pela indústria).