12/08/24 14h48

Tetra Pak e Abelore firmam parceria para fortalecer cadeia de reciclagem de embalagens

Ampliar os números de reciclagem de embalagem longa vida é objetivo comum entre empresa e associação

2A+ Alimentos

A Associação Brasileira de Logística Reversa (Abelore) ganhou um reforço em suas iniciativas para ampliar os números de reciclagem de embalagens pós-consumo, assim como aumentar a conscientização sobre a importância de ações de coleta, triagem e destinação correta de materiais. A entidade fechou uma parceria com a Tetra Pak para atuarem juntas no fortalecimento da cadeia de reciclagem e no apoio aos catadores.

Como parte do acordo, a Tetra Pak será a primeira patrocinadora da Abelore, entidade que já reúne 16 operadoras de logística reversa, responsáveis pela reciclagem de mais de 400 mil toneladas de materiais só em 2023, e que atua para dar visibilidade a empresas e pessoas que fazem a logística reversa no Brasil.

De acordo com dados da Abelore, apenas 4% de todos os resíduos produzidos no Brasil são recuperados ou reciclados de maneira adequada. Um percentual que pode variar, dependendo do tipo de embalagem analisada. “Essa união de forças é fundamental para o enfrentamento dos desafios na cadeia de logística reversa no país. Entre eles, a necessidade de ampliar os números de reciclagem”, afirma Alexandre Braz, presidente da Associação Brasileira de Logística Reversa.

As embalagens longa vida são totalmente recicláveis, mas, assim como diversos outros materiais, enfrentam desafios como falta de informação. “A conscientização é um ponto crítico para melhorar um descarte adequado, o que permite a reciclagem de diversos materiais diferentes. É fundamental que haja investimentos que ampliem a informação e a infraestrutura que incentivem essas ações em todos os setores da sociedade, possibilitando que não só as caixinhas, mas todos os materiais possíveis sejam reciclados”, afirma Braz.

Como empresa líder em soluções de processamento e envase de alimentos, a Tetra Pak tem a reciclagem como fundamental dentro de sua estratégia de sustentabilidade. “Por isso, temos nos comprometido voluntariamente a contribuir com a economia circular. Investir tempo, recursos e tecnologia em reciclagem, além de conduzir iniciativas que levem conhecimento e conscientização aos consumidores estão entre os nossos projetos e, com isso, temos conseguido resultados crescentes”, explica a diretora de Sustentabilidade da Tetra Pak Brasil e Cone Sul, Valeria Michel.

Apesar dos desafios em todos os elos, ao implementar sistemas de logística reversa por meio do retorno das embalagens após o uso pelo consumidor, a Tetra Pak, só em 2023, reciclou 104 mil toneladas de embalagens cartonadas, um aumento de 17% em relação ao ano anterior.
Além disso, desde 2008, também desenvolve o projeto Conexões, para auxiliar no escoamento de embalagens longa vida em todo o Brasil por meio de consultorias especializadas para associações, cooperativas e comércios de reciclagem.

Outra iniciativa da Tetra Pak que merece destaque por seu impacto social é o projeto “SER MAIS E SER JUNTOS”, desenvolvido em parceria com a Fepacore, com o objetivo de oferecer a retomada de estudos aos catadores cooperados. Essa valorização e profissionalização dos catadores de materiais recicláveis também são pilares importantes dentro da estrutura de uma cadeia de reciclagem e, portanto, temas cruciais para a Abelore e Tetra Pak. “Precisamos entender a logística reversa como uma questão ambiental, mas, também, como um negócio de impacto social, que gera renda, trabalho e transformação de vida”, afirma Alexandre Braz.

Sobre a Abelore

A Abelore (Associação Brasileira de Logística Reversa) representa as organizações que atuam diretamente no planejamento e implementação de operações de coleta, triagem, armazenamento e destinação de resíduos ao ciclo produtivo. E tem como objetivo disseminar informações, criar projetos e sensibilizar população, empresas e poder público a respeito da importância da logística reversa.
Desde 2022, junto a suas associadas: Controle Logística Reversa, Grupo Muda, Ecoassist, 4Habitos, Valora, So+ma Vantagens, Solos, Eloverde, CONATREC, YouGreen, Yattó, Ecoloop, Instituto Alachaster, Green Mining, Ciclik, Fepacoore e Catador Eletrônico, a Abelore contribui para um mercado de logística reversa justo, transparente e certificado. A fim de garantir isonomia e unicidade do volume de recicláveis comercializados sem reserva de mercado ou exclusividade.

Sobre a Tetra Pak

A Tetra Pak é líder mundial em soluções para processamento e embalagem de alimentos. Atuamos próximo aos nossos clientes e fornecedores, proporcionando acesso a alimentos seguros e nutritivos para centenas de milhões de pessoas em mais de 160 países todos os dias.

Com mais de 24 mil funcionários em todo o mundo, nos comprometemos a tornar os alimentos seguros e disponíveis em todos os lugares, e prometemos proteger o que é bom: alimentos, pessoas e o planeta.

Fonte: https://www.doisamaisalimentos.com.br/noticias/tetra-pak-e-abelore-firmam-parceria-para-fortalecer-cadeia-de-reciclagem-de-embalagens/