Tesouro Nacional coloca Piracicaba como 1º lugar em qualidade contábil e fiscal
O estudo considera dados de 2022, segundo a Secretaria do Tesouro Nacional
JP O Seu JornalEstudo divulgado este mês pela STN (Secretaria do Tesouro Nacional) coloca Piracicaba em primeiro lugar no ranking de qualidade da informação contábil e fiscal. A cidade é a mais bem avaliada no Estado de São Paulo, tendo como critério os municípios acima de 100 mil habitantes, tirando as capitais -, com 98,7% de acertos nas informações apresentadas. O estudo considera dados de 2022.
Seguindo o mesmo critério de número de habitantes, o município fica em quarto lugar no Brasil. Levando em conta todas as cidades brasileiras que apresentam maior transparência e confiabilidade em relação ao envio de dados, ocupa a 26ª posição, subindo 483 lugares de 2021, quando ocupava o 509º lugar, para 2022, no ranking da STN.
O ranking foi criado para avaliar a consistência da informação que o Tesouro Nacional recebe por meio do Siconfi (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro) e, consequentemente, disponibiliza para acesso público.
A secretária de Finanças (Semfi), Telma Trimer de Oliveira Pereira, explica que a boa colocação de Piracicaba no ranking da Secretaria do Tesouro Nacional é resultado da prestação de contas da prefeitura com abrangência de informações, dentro do prazo estabelecido e sem retificações.
"Trabalhamos para enviar todas as informações solicitadas com regularidade, inclusive aquelas que são facultativas, promovendo assim a melhoria da qualidade e da consistência dos nossos dados fiscais e contábeis. Essa posição no ranking é um bom indicador do desempenho confiável e íntegro que temos desenvolvido nesta gestão" destacou a secretária.
Ainda segundo Telma, Piracicaba deve melhorar sua posição no próximo ranking, já que a Câmara Municipal e o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) foram incluídos ao Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle .
Em 2019, Piracicaba aparecia em 2.474º lugar no ranking nacional, e, em 2020, ocupava a 192ª posição. A cidade também ocupa o primeiro lugar em segurança entre os municípios no Estado de São Paulo com mais de 200 mil habitantes, é a quarta melhor cidade para se viver entre os 100 maiores municípios do Brasil.