Termomecânica aposta em ampliar exportações para driblar crise
Indústria de metais não ferrosos, cobre e ligas teve resultado positivo em 2015
ABCD MaiorA Termomecanica manteve a trajetória de crescimento nos resultados em 2015. A empresa buscou alternativas para driblar a crise econômica, e o aumento das exportações em 45% foi a principal medida adotada que refletiu no bom desempenho. Os resultados do balanço da companhia foram divulgados nesta terça-feira (19/04).
A empresa é uma das principais indústrias da Região e do País. Localizada em São Bernardo, é líder no setor de transformação de metais não ferrosos, cobre e suas ligas em produtos semielaborados e produtos acabados. Registrou receita bruta da ordem de R$ 1,25 bilhão em 2015. A companhia alcançou um crescimento de 44,8% em seu lucro operacional, acompanhado de uma evolução de 20,4% no lucro líquido.
“Apesar do encolhimento da indústria de transformação, continuamos investindo e acreditando no potencial do País e de sua recuperação no futuro, inclusive ampliando nosso portfólio de produtos. Enquanto observamos uma considerável retração no mercado nacional, a nossa alternativa foi buscar o equilíbrio através das nossas exportações, fortalecendo a distribuição de nossos produtos pelas afiliadas do Exterior. Além das nossas ações voltadas ao mercado, implementamos uma forte contenção de despesas com aumento de produtividade”, ressaltou Regina Celi Venâncio, presidente da Termomecanica.
Mercado menor
De acordo com a Termomecânica, houve uma queda de 15 a 20% no tamanho do mercado nacional de semielaborados de cobre em 2015 e por isso o bom resultado foi alcançado por conta do expressivo crescimento de 45% no volume exportado.
“Nesse contexto, as baixas cotações do metal no mercado internacional, aliadas à alta do dólar no Brasil, concretizaram um ambiente favorável às operações internacionais, aliviando uma exagerada pressão de preços no mercado interno, causada pelo excedente de capacidade na indústria local”, afirmou por meio de nota.