Terminal de Passageiros no Porto de Santos será ponto de embarque e desembarque de turistas
Prefeitura prepara ações e atrações para promover a Cidade durante a temporada de cruzeiros, que começa em outubro
A TribunaO Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini será um ponto de embarque e desembarque da linha turística Conheça Santos. O objetivo é promover Santos a turistas de cruzeiros. A informação é da secretária municipal de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, Selley Storino. Além disso, a Prefeitura prepara ações para recepcionar os visitantes durante a temporada de cruzeiros, que vai de 29 de outubro a 3 de maio de 2024. O próximo ciclo promete ser o maior dos últimos 11 anos, o que anima a secretária.
Segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil), 14 transatlânticos passarão por Santos na próxima temporada. Como o Município se prepara para recepcionar os turistas?
A Prefeitura prepara uma esquema para recepção aos visitantes que inclui orientações sobre a Cidade, divulgação de passeios regulares e novas atrações. Durante a temporada de cruzeiros, a nossa pasta mantém um posto com recepcionista bilíngue no terminal marítimo. Nos dias de embarcações com passageiros em trânsito, haverá uma unidade volante no portão de saída para passar informações sobre pontos turísticos e orientações sobre a Cidade. Haverá mensagens de boas-vindas em três idiomas - inglês, português e espanhol - e um QR Code para que acessem o portal Turismo Santos. O objetivo é atrair todos que optarem por passar o dia de folga no Município. Em todos os anos, quando há navios em trânsito, atrações como o Museu Pelé, o bonde e feiras Feito em Santos passam a funcionar às segundas-feiras, dia de manutenção, assim como o Aquário e o Orquidário.
A Prefeitura também criou roteiros. Quais são?
Eles são operados pela iniciativa privada para manter os turistas em Santos. Como exemplos, temos a Rota do Café - O Ouro Verde em Santos, a Rota da Cerveja Artesanal e a Rota Pelé, que inclui pontos de interesse na Cidade relacionados ao Rei do Futebol. Além disso, temos os eventos no Centro Histórico, que atraem milhares de santistas e turistas. Neste ano, três coincidem com a temporada de cruzeiros: Santos Criativa Festival Geek, Festival Afroempreendedorismo e Natal Criativo.
A Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo de Santos planeja uma programação em conjunto com outras pastas?
Haverá o show de Natal na orla, em dezembro, além do Réveillon, com homenagem à obra de Rita Lee. Em janeiro, os shows de aniversário de Santos, e em fevereiro, o desfile das escolas de samba e o Carnabanda. Todos os eventos são realizados pela Secretaria de Cultura.
Há algum projeto inédito que a secretaria implementará para recepcionar os visitantes nessa temporada?
Estamos preparando uma exposição especial no Museu Pelé, que abrirá durante a temporada de cruzeiros. Projetamos para este ano realizar uma visita técnica com tripulantes que atuam em escritórios de excursão de bordo, a fim de que conheçam melhor a Cidade e possam oferecer os passeios locais de forma detalhada. Também estudamos a implantação de uma linha municipal circular ligando o terminal de passageiros ao Centro Histórico e Gonzaga. Está em finalização um edital para o retorno da linha turística Conheça Santos, que levará passageiros a visitar vários pontos turísticos, sendo o terminal de passageiros um dos pontos de embarque e desembarque. Na economia criativa, estamos preparando uma série de feiras Feito em Santos, que na temporada de verão ocupar espaços como Aquário, Orquidário e Valongo todos os finais de semana.
Qual é a sua expectativa sobre o impacto na economia da Cidade com a temporada de cruzeiros?
Esta será a maior temporada de cruzeiros dos últimos 11 anos, com 195 dias de duração. Somente em Santos, estão previstas 151 escalas (oito a mais do que a passada) de 14 navios. Na última temporada, o impacto foi de mais de R$ 400 milhões na economia local. Para este ano nossa expectativa é que este número seja superado com facilidade.
Quantos setores da economia da Cidade a temporada de cruzeiros movimenta gerando receita e empregos?
Geralmente, os setores mais beneficiados com a temporada de cruzeiros são alimentos e bebidas, comércio varejista, transporte, passeios turísticos e hospedagem. Considerando o aumento previsto pelo Concais no número de passageiros que transitarão em Santos, projetamos que serão gerados na região mais de 18,3 mil empregos.
É esperada a transferência do Terminal de Passageiros para a área dos antigos armazéns 1, 2 e 3, ao lado do futuro Parque Valongo. Como você analisa o potencial turístico dessa região?
A projetada transferência do terminal de cruzeiros para a região do Valongo está alinhada ao processo de revitalização do Centro Histórico. Estamos muito animados porque ela vai se somar a outros esforços que a Prefeitura tem realizado para atrair moradores, reforçar o comércio e atrair cada vez mais santistas e turistas à região. Tudo isso reforçará o turismo da área, não só durante a temporada de cruzeiros, garantindo mais empregos e desenvolvimento para Santos.