13/01/12 15h54

Terminal de embarque de etanol vai receber investimento de R$ 150 mi

Folha da Região

Está previsto para maio o início da construção do terminal de embarque de etanol em Araçatuba. O sistema logístico será gerido pela Lógum Logística S.A., empresa subsidiada pela Petrobras, e vai receber investimento inicial de R$ 150 milhões. O empréstimo- ponte já foi aprovado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social). O sistema, depois de pronto, deverá beneficiar a indústria, distribuidores e consumidores de etanol na principal região produtora e consumidora do País.
O terminal vai ocupar área cedida pela Prefeitura de Araçatuba, ao lado de onde ocorre a construção do Estaleiro Rio Tietê, cujo investimento soma outros R$ 432,3 milhões. A estrutura deve entrar em operação em setembro de 2013, assim que as primeiras barcaças para o transporte do etanol forem entregues.
O sistema logístico multimodal de transporte de etanol que está sendo implantado pela Lógum no município é parte do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) e, quando concluído, atingirá 1.330 quilômetros de dutos com capacidade instalada de transporte de até 21 milhões de metros cúbicos de etanol por ano.
O projeto ligará as principais regiões produtoras de etanol (São Paulo, Goiás, Triângulo Mineiro, sul e sudeste de Mato Grosso do Sul e norte do Paraná) aos centros consumidores da grande São Paulo e Rio de Janeiro e aos terminais marítimos de Ilha D'Água (RJ) e Caraguatatuba (SP), para exportação e/ou cabotagem do etanol para os demais centros consumidores do País.

PARQUE
Ainda na beira do rio Tietê está sendo projetado um empreendimento de lazer. O Grupo Visão Empresarial S.A., que administra o Tietê Resort & Convention Araçatuba, anunciou no ano passado a construção do parque aquático Tietê Aqua Park, com investimentos de R$ 10 milhões. O início das obras está previsto para este semestre, com o objetivo de inauguração do parque após 12 meses.
O parque aquático será construído em uma área ao lado do resort. (Silvia Helena)