30/09/21 11h54

Tereos prepara projeto de planta de biogás em unidade de Olímpia

Na safra passada a Tereos registrou um volume total de 1.740 GWh de energia elétrica gerada a partir da biomassa da cana

Diário da Região

Segundo maior produtor de açúcar e etanol do Brasil, o Grupo Tereos tem planos de expandir a produção de energia renovável. O projeto em fase de finalização prevê a instalação de uma planta de biogás que será construída na Usina Cruz Alta, em Olímpia. 

Segundo Everton Carpanezi, superintendente de operações agroindustriais da Tereos, a planta utilizará a vinhaça – um dos resíduos da cana-de-açúcar – para fabricação de biogás, ampliando a oferta de energia limpa da companhia. 

Ainda de acordo com Carpanezi, na safra passada a Tereos registrou um volume total de 1.740 GWh de energia elétrica gerada a partir da biomassa da cana. “Desse total, 590 GWh foram utilizados internamente e 1.150 GWh foram comercializados”. Fonte energética renovável e sustentável, o biogás é uma alternativa eficiente e barata aos recursos fósseis. 

Além dos investimentos em produção de energia limpa, o Grupo também investe em tecnologia e inovação para melhorar a produtividade. No campo, destacam-se as iniciativas de monitoramento por drone para identificar possibilidades de melhorias na qualidade e rendimento das operações agrícolas, utilização de imagens de satélite para análises da produtividade do canavial, além da identificação de potenciais desvios, como falhas de brotação, plantas daninhas e impactos da seca e pragas no solo. 

Na safra 20/21, as sete unidades do grupo processaram 20,9 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. “A produção de açúcar atingiu recorde de 1,9 milhão de toneladas, enquanto a de etanol foi de 730 milhões de litros, fechando um mix de produção de 63% de açúcar e 37% de etanol”, destacou. 

fonte: https://www.diariodaregiao.com.br/economia/riopretoeregiao/tereos-prepara-projeto-de-planta-de-biogas-em-unidade-de-olimpia-1.812861