20/05/10 11h34

Terceirização de frota ajuda locadoras de veículos a crescer 9,5%

Valor Econômico

O mercado de locadoras de veículos encerrou o ano passado com faturamento de R$ 4,3 bilhões (US$ 2,18 bilhões), o que representa um crescimento de 9,5% sobre o desempenho de 2008. "Com a crise, muitas empresas venderam no primeiro semestre sua frota para levantar recursos e terceirizaram os veículos. Com a retomada da economia no segundo semestre, houve, por sua vez, um crescimento no volume de locações de carros", explicou Claudio Bourg, presidente da Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (Abla).

Do volume total de carros alugados, 52% destinam-se à terceirização de frota, 22% para aluguel de turismo de lazer e 26% para negócios. Diante desse cenário, o mercado de locadoras aumentou no período a frota total em 9%, atingindo 363 mil carros, que estavam distribuídos em 1955 empresas de locação. Para este ano a previsão da Abla é de um crescimento de cerca de 15%. Esse índice deve se repetir anualmente até 2014, quando ocorre a Copa do Mundo no Brasil.

"Estamos prevendo um crescimento representativo nos próximos quatro anos por conta da Copa do Mundo. Nesse período, acontecerão várias obras para construção de estádios, hotéis e outras obras de infraestrutura. É essa movimentação de pessoas envolvidas nesses projetos que vai gerar maior procura de aluguel de carros", explicou Bourg. "Os jogos da Copa também vão gerar maior faturamento, mas é algo pontual, serão 30 dias em 2014", complementou.

Um dos principais desafios da entidade é convencer os consumidores brasileiros de que a locação de carros pode trazer um bom custo benefício em alguns casos. "Uma viagem de ida e volta de táxi para o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, por exemplo, é mais cara do que a diária de locação de um carro", ressalta o presidente da Abla.