12/07/23 14h44

Temporada de cruzeiros 2023/2024 deve gerar 15 mil empregos na Baixada Santista

Mercado de transatlânticos já anima representantes do setor com aquecimento em atividades diretas e indiretas

A Tribuna

A temporada de cruzeiros marítimos 2023/2024 será mais longa que a última e deverá gerar cerca de 15 mil empregos diretos e indiretos na Baixada Santista. A estimativa é da Associação dos Profissionais do Turismo da Baixada Santista (APT). Isso corresponde a pouco mais de 30% das 48 mil vagas diretas e indiretas estimadas pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil) para o País. As oportunidades devem surgir principalmente nos setores portuário, de comércio e de serviços.

De acordo com Selley, em novembro e dezembro, ainda ocorrerão eventos especiais no Centro, como Santos Criativa Festival Geek, Festival Afro & Empreendedorismo e o Natal Criativo, oferecendo aos turistas "diversas atrações, tais como feiras de economia criativa, música, lazer para crianças, caminhadas monitoradas etc.”.

“Nós temos grande expectativa em relação à próxima temporada porque nessa última, mesmo com muitas pessoas ainda temendo a covid-19, tivemos ótimos números. Os 15 mil empregos diretos e indiretos que estimamos abrangem, em especial, os setores de comércio e serviços, mas claro que também estão ligados ao Porto de Santos e ao Terminal de Passageiros. Provam, sobretudo, a relevância de Santos nesse mercado”, afirmou o presidente da APT, Carlos Eduardo de Almeida Silveira.

Segundo a Clia Brasil, a temporada 2023/2024 terá 195 dias de duração, o que representa quase sete meses de navegação, com oferta estimada de mais de 840 mil leitos - crescimento de 7% em relação à anterior. O setor tem a expectativa de criar 48 mil empregos no País de forma direta, indireta e induzida, além de gerar impacto de R$ 3,9 bilhões na economia nacional.

O idealizador do Projeto Jovens Tripulantes e co-fundador da Deck4, Fabrício Brito, explicou que a legislação nacional prevê que todas as companhias contratem 15% de tripulantes brasileiros por navio. "Para quem está preparado, os embarques acontecem durante toda a temporada. O momento ideal para iniciar a preparação para embarcar entre outubro e abril é agora. As agências estão com muitas vagas abertas”.

O Jovens Tripulantes, por exemplo, está com inscrições abertas para os cursos gratuitos de formação de tripulantes pelo site www.deck4.com.br/jovenstripulantes até 8 de agosto. Ao todo, são 150 vagas disponíveis em todo o Brasil para pessoas entre 18 e 45 anos, preferencialmente em situação de vulnerabilidade social.

Porto de Santos

No Porto de Santos, a temporada de transatlânticos será aberta no Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, administrado pelo Concais, no dia 29 de outubro, às 8 horas, com a chegada do navio MSC Preziosa, e encerrará em 3 de maio de 2024, com a partida do Costa Favolosa, às 17 horas. A título de comparação, a temporada 2022/2023 teve início em 2 de novembro de 2022 e chegou ao fim em 16 de abril de 2023.

De acordo com o presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz, Santos concentra 60% dos passageiros de cruzeiros e receberá 14 dos 44 navios que navegarão pela costa brasileira. “Do total, nove são de cabotagem e os outros 35 de longo curso, que virão de portos internacionais, trazendo passageiros estrangeiros”.

Ferraz pontuou que a novidade da próxima temporada será o navio MSC Grandiosa. “É o maior navio da América do Sul, com capacidade para 6.334 passageiros e 1.704 tripulantes. O transatlântico tem 331 metros de comprimento por 43 metros de largura (boca)”.

Em nota, o Concais explicou que 884,6 mil passageiros passaram pelo Terminal de Passageiros santista na última temporada, entre pessoas que embarcaram, desembarcaram e estiveram em trânsito, com arrecadação estimada em R$ 321,5 milhões para a economia da Baixada Santista. "Santos é o maior porto de embarque de passageiros de cruzeiros do País e o Concais é responsável por quase 60% dos todos os embarques por temporada. Para a temporada 2023/2024, está previsto um aumento de 2% no número de passageiros no Porto de Santos”, destaca a empresa, que já está de olho na próxima temporada e prevê “investimentos para ampliação do armazém de bagagens e aumento do número de vagas de estacionamento aos passageiros”.

Circuito turístico e cultural

Para recepcionar os turistas de cruzeiros, a Prefeitura de Santos já planeja uma série de atividades e prepara os equipamentos turísticos. A secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo de Santos, Selley Storino, reconhece que a temporada é importantíssima para movimentar a economia da Cidade e o turismo.

"Como ocorre em todos os anos, o Museu Pelé, que continua com o ingresso gratuito, e o bonde funcionarão também às segundas-feiras, quando houver navios em trânsito. Além disso, os cruzeiristas que optarem por descer (dos navios) contarão com diversas outras atrações no Centro, como o recém-reformado Pantheon dos Andradas, o Memorial José Bonifácio, o Paço Municipal e suas visitas monitoradas, o Monte Serrat e o Museu do Café, por exemplo".

Fonte: https://www.atribuna.com.br/noticias/portomar/temporada-de-cruzeiros-20232024-deve-gerar-15-mil-empregos-na-baixada-santista