Tempo de abertura de empresas em São Paulo é menor que a média nacional
Marca é resultado de diversas ações de desburocratização da Junta Comercial do Estado
SDEA Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, contabilizou queda no tempo de abertura de empresas. Atualmente a média, pelo Balcão Único, é de uma hora e nove minutos (47% são realizadas em menos de uma hora e 11% em menos de quinze minutos). O tempo médio de abertura de empresa no Brasil é de 23h, segundo o Ministério da Economia.
A marca alcançada é atribuída a um conjunto de ações desenvolvidas pelo Governo do Estado. A JUCESP tem buscado digitalizar os serviços a fim de desburocratizar os processos e dar celeridade às novas constituições de CNPJs. Processos que levavam de 4 a 5 dias para serem concluídos chegam a ser finalizados hoje em até 24 horas.
O Balcão Único dispensa as etapas tradicionais e presenciais. Tudo é feito em um formulário único, com validações automáticas e de forma totalmente gratuita e online. Reduzindo o tempo de abertura de empresas de dias para minutos. Em 2021, a JUCESP obteve recorde de abertura de empresas, com 288.502 novos negócios constituídos no estado de São Paulo, o maior número na série histórica realizada desde 1998.