14/04/11 14h48

Telefónica planeja expandir internet móvel no Brasil

O Estado de S. Paulo

A espanhola Telefónica, segunda maior operadora de telefonia da Europa em valor de mercado, centrará foco sobre os mercados de alto crescimento, como Brasil e Alemanha. A tele também planeja aumentar o número de clientes de internet de alta velocidade móvel no Brasil para cerca de 5,5 milhões até o final de 2013, de 200 mil no final do ano passado. O Brasil é o maior mercado da América Latina e corresponde por quase um quinto da receita da companhia.

A companhia informa ainda que, se houver necessidade, poderá cortar até 20% dos seus funcionários no mercado espanhol, cujo desempenho tem sido aquém do esperado, até 2013. Às 9h05 (de Brasília), as ações da Telefónica recuavam 0,86% na Bolsa de Madri. A Telefónica afirmou que pretende vender ativos no seu mercado doméstico, avaliados em cerca de € 600 milhões, incluindo imóveis.

Numa apresentação durante um evento de dois dias para investidores, em Londres, a Telefónica revelou que está tentando aumentar sua quota de receitas de telefonia móvel na Alemanha, maior mercado da Europa, de 15% para 18%.

Os anúncios ocorrem num momento no qual a Telefónica está lutando para aumentar a competitividade na sua unidade espanhola, um negócio antigamente lucrativo, mas que agora tem apresentado um performance abaixo do esperado devido à crise econômica espanhola durante os últimos três anos. "A evolução (da unidade espanhola) tem sido pior do que nós esperávamos", afirmou o presidente da Telefónica España, Guillermo Ansaldo.

A Telefónica também está procurando vincular salários à produtividade nas suas operações espanholas, ao invés de reajustar, como faz atualmente, a remuneração com base na inflação - uma demonstração de apoio às polêmicas reformas do mercado de trabalho, defendidas pela chanceler alemã, Angela Merkel, e líderes empresariais e economistas espanhóis, mas que enfrentam a oposição de poderosos sindicatos.