01/06/11 14h44

Telefônica amplia atuação em logística com a TGestiona

DCI

O transporte de produtos via rodovia acaba de ganhar oficialmente mais um player no Brasil: a TGestiona (empresa da operadora de telecomunicações Telefônica que até então se dedicava principalmente à logística reversa e ao gerenciamento de bens de alto valor agregado), a qual passa a se chamar TGestiona Logística e se voltará também à atividade. Um investimento feito este ano de R$ 4 milhões (US$ 2,5 milhões) consolidou a mudança. A constatação de que metade da receita da companhia em 2010 (R$ 205 milhões/US$ 128,1 milhões) veio da movimentação de produtos por estrada fez com que a organização batesse o martelo: a partir de agora, atuará pesadamente no setor.

A TGestiona Logística espera crescer 7,5% e faturar R$ 220 milhões (US$ 137,5 milhões) em 2011. Além do Brasil, a empresa está presente em quatro países: Espanha, Argentina, Chile e Peru. "Resolvemos investir no fortalecimento da gestão de nossa frota e de nossa malha de distribuição, o que irá nos permitir ampliar presença em todo o País", comenta Clóvis Travassos, diretor-geral da companhia, a respeito da mudança do alvo de negócios da mesma. A TGestiona Logística nasce com 15 clientes (dentre os quais a própria Telefônica, Avon, Vale, Vivo, Terra, Lenovo, Samsung, Motorola, Positivo, SonyEricsson, Nokia e Rede Record de televisão), 4 centros de distribuição (CDs) - em Curitiba, Porto Alegre, Barueri (SP) e Jaboatão dos Guararapes (PE) - e vontade de garantir para si uma fatia do cada vez mais florescente negócio de transporte de carga via estrada no Brasil.

Não que o foco anterior da companhia não estivesse rendendo frutos. A empresa é lucrativa já há alguns anos. Sua taxa de retorno Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) em 2010 foi de 7,5%. Por sinal, a companhia é dona de uma das mais sofisticadas operações de logística reversa do Brasil, centrada na cidade de São Paulo e que recolhe e recupera mais de 100.000 equipamentos por ano. Mas a direção da organização viu no modal rodoviário um nicho atraente no qual se aventurar.

O impulso econômico que a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 trarão ao Brasil tem entusiasmado as empresas de transporte rodoviário de carga. Não é para menos: em volume, a participação deste modal supera a marca de 60% do total de produtos carregados Brasil afora. Só em 2010, de acordo com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), transitaram pelas rodovias nacionais 485,6 bilhões de toneladas de produtos por quilômetro útil (TKU). A TGestiona Logística resolveu não ficar de fora deste mercado.

"A economia aquecida, os olhos do mundo voltados para o nosso País e os grandes eventos esportivos que se aproximam tendem a reforçar o cenário que já vemos hoje em relação à necessidade do crescimento do investimento em infraestrutura e logística", comenta Travassos a respeito. Ele aposta em que a experiência da organização que dirige jogará a seu favor: surgida em 2001, a TGestiona inicialmente atendia apenas às empresas da própria Telefônica. A partir de 2005 passou a oferecer seus serviços a outras companhias. Hoje, com 1,6 mil funcionários, ela ainda tem na parceria com sua empresa-mãe um forte diferencial positivo: só no ano passado a TGestiona fez a entrega de 10 milhões de aparelhos celulares.