10/03/11 14h31

Tegma diversifica atuação

Valor Econômico

Com vista ao expressivo crescimento das vendas on-line no país, a Tegma anunciou ontem a compra de 80% da Direct, companhia especializada em serviços de logística a empresas de comércio eletrônico, o que inclui a entrega de produtos comercializados pela internet. O negócio corresponde ao primeiro movimento da Tegma no campo da distribuição fracionada, no qual a companhia passa a ter uma atuação direta com o consumidor final por meio de um milhão de entregas feitas a cada mês pela Direct.

A ideia é complementar o portfólio de serviços da Tegma, ainda muito centrado no transporte de veículos às montadoras. "Essa é a lógica que permeou o negócio", conta o presidente da empresa, Gennaro Oddone, que começou já no segundo semestre do ano passado as negociações com os acionistas da Direct. A transação foi concluída na última sexta-feira por um valor de R$ 77,223 milhões (US$ 45,4 milhões), ainda sujeito a ajustes. A Tegma também assumirá 80% do endividamento da Direct, que atualmente é da ordem de R$ 16,6 milhões (US$ 9,8 milhões). O acordo ainda inclui uma opção de compra que permitirá à Tegma, em um prazo de três anos, adquirir a fatia remanescente de 20%.

Já aprovada pelo conselho de administração da Tegma, o negócio ainda depende do aval do sistema brasileiro de defesa da concorrência. A compra também terá de ser ratificada pelos acionistas em assembleia geral, cuja data ainda será definida. Oddone diz que seu grupo manterá o foco no aquecido setor automobilístico, mas buscará ampliar sua atuação na cadeia de logística, dando continuidade a uma estratégia de diversificação de serviços. Apesar disso, ele garante que a companhia não tem outras negociações em curso.

A última compra traz à Tegma expertise e ampla escala operacional para o grupo ter atuação significativa em uma área até então pouco conhecida. Conforme informações da própria Tegma, a Direct responde por aproximadamente 25% das entregas do e-commerce nacional e tem entre seus clientes parte dos maiores varejistas da internet - como B2W, Saraiva e Netshoes. Para este ano, espera-se que a Direct registre um faturamento bruto de R$ 160 milhões (US$ 94,1 milhões), além de R$ 17,5 milhões (US$ 10,3 milhões) no resultado operacional medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês).