TAM Cargo amplia a estrutura de Sorocaba
Cruzeiro do SulA TAM Cargo ampliou sua unidade em Sorocaba. A nova sede, que dispõe de 300 metros quadrados de área total e fica na avenida Santos Dumont, 1.092, no Jardim Ana Maria, teve aumento de 200% em sua capacidade no comparativo com o antigo terminal, que permanecia no interior do aeroporto da cidade. Os aportes destinados à ampliação fazem parte de um montante de R$ 42 milhões, do total de R$ 94 milhões que integra o plano de investimentos da empresa e será utilizado até 2016 em projetos visando melhorias de infraestrutura.
No terminal de Sorocaba são movimentadas cargas como peças de automóveis e maquinário, produtos eletrônicos, livros, material para análise e documentos em geral. Conforme o diretor-geral da TAM Cargo, Luis Quintiliano, a escolha para investir na cidade é justificável pois considera que o município possui uma "zona industrial bastante importante e desenvolvida". Esse investimento é importante não só para desenvolver o mercado aéreo de cargas, mas também para melhorar a relação com os clientes na entrega", comentou.
Questionado sobre os investimentos consideráveis da empresa em um período no qual o País encara a chamada crise econômica, Quintiliano explicou que também enfrenta o problema, mas busca no diferencial aos clientes a alternativa para escapar do momento ruim vivido pela economia brasileira. "A diferença se dá na forma com que encaro a crise, que veio, mas em algum momento também irá embora", afirmou. "Apesar de estarmos investindo, sentimos a instabilidade principalmente porque transportamos bens da indústria que, se transportar menos carga, consequentemente nos trará dificuldades também", completou.
Segundo a TAM Cargo, somando os setores comercial e operacional, atualmente são seis funcionários em atividade no novo terminal. Por enquanto, nenhum emprego direto foi gerado mediante a ampliação do terminal. O diretor-geral da empresa disse, também, que o novo espaço tem as instalações bastante modernizadas, inclusive, com área específica para atendimento a clientes com necessidades especiais. Há expectativa de que aumente em 5% o volume de cargas movimentado por mês na cidade e que geralmente são despachadas aos aeroportos de Guarulhos e Congonhas.
O novo terminal funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h30 às 12h. Aos domingos e feriados, permanece fechado.
Novos terminais
Além da ampliação em Sorocaba, a TAM Cargo também está investindo em outros 22 terminais espalhados pelo Brasil. O projeto de expansão no País teve início em 2013, quando a empresa inaugurou o terminal de cargas em Manaus. No ano seguinte, foram inaugurados os de Goiânia e Natal. Em 2015, além dos galpões em Guarulhos e Uberlândia, a TAM Cargo também irá entregar a unidade de Ribeirão Preto. Até o final de 2016, devem ser finalizados os terminais em Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza e Brasília, bem como um no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.