03/08/10 16h31

Tailandesa Aiptek chega ao País com filmadora 3D

O Estado de S. Paulo – 03/08/10

Depois de três anos flertando com os mercados da América do Sul, a empresa tailandesa de eletrônicos Aiptek decidiu abrir uma subsidiária no Brasil para sediar sua operação em toda a região. "A estabilidade econômica do País influenciou a decisão da matriz de eleger o Brasil como o novo mercado para impulsionar sua estratégia de crescimento global", diz Jairo Rozenblit, diretor-geral da subsidiária brasileira da Aiptek.

Para marcar a estreia em solo brasileiro, a empresa está trazendo na bagagem um lançamento inédito no mercado global, a filmadora portátil 3D, voltada para o usuário amador. Sua nova aposta, que consumiu dois anos de trabalho, entre pesquisa e desenvolvimento, terá lançamento simultâneo hoje, nos Estados Unidos, Europa e Brasil. O aparelho, que filma e fotografa em 3D, estará disponível no varejo, em redes como Americanas, Fnac, Magazine Luiza, Ponto Frio e Carrefour, até o final de agosto, com preço sugerido de R$ 1.799 (US$ 1028). A empresa resolveu entrar no mercado com um lançamento mundial e, assim, despertar a atenção do consumidor para sua marca. A outra estratégia recomendada por Rozenblit à matriz foi produzir internamente os itens vendidos no mercado local. "Isso é fundamental para aumentar a lucratividade e oferecer um preço competitivo ao consumidor", afirma.

A Aiptek já iniciou a comercialização no País de duas dezenas de produtos importados de Taiwan, como filmadoras, câmaras digitais, projetores, e-books e porta-retrato digital, entre outros. Mas os planos da subsidiária brasileira preveem, ainda, a abertura de uma fábrica no Brasil num prazo de até cinco anos. "Vamos ver quais linhas agradarão o consumidor brasileiro para decidir o que vale a pena produzir por aqui", diz Rozenblit. "Com isso, pretendemos reduzir os custos de importação e nos tornarmos mais competitivos."

A meta da Aiptek no Brasil é atingir um faturamento anual de US$ 100 milhões nos próximos três anos, amparada na estratégia de produção local de parte da produção no País. No plano global, com a abertura de novos mercados e os lançamentos de produtos, o grupo Aiptek, que faturou US$ 500 milhões em 2009, espera crescer 30% neste ano e outros 50% no ano que vem. A grande aposta da fabricante tailandesa daqui para frente é a tecnologia 3D. Nos próximos três anos, ela planeja investir R$ 250 milhões (US$ 142,9 milhões) para o desenvolvimento dessa tecnologia. "O 3D já é um sonho de consumo", afirma Rozenblit. "A demanda por esses produtos deve crescer muito daqui para a frente."