10/02/25 15h08

T-NAX amplia investimentos em modernização e novas máquinas

Usinagem Brasil

A T-NAX Smart Manufacturing, prestadora de serviços de usinagem de precisão, está reforçando os investimentos em seu parque fabril, instalado em Leme (SP).

O objetivo da empresa é estar tecnologicamente preparada para conquistar novos clientes e novos contratos não só no segmento de óleo e gás, onde já mantém presença consolidada, mas também entre os fabricantes de máquinas agrícolas e da Linha Amarela, nos quais tem ampliado a participação. Além disso, a empresa está bastante confiante na sua entrada no mercado de peças aeronáuticas.

São estas perspectivas que estão impulsionando a T-NAX a investir. Um exemplo bem significativo, e que está em fase final de negociação, é a aquisição de um sistema FMS (Sistema Flexível de Manufatura), composto de dois centros de usinagem de 5 eixos e 20 pallets. “Nosso objetivo com esta máquina é atender demandas do setor de óleo e gás, com peças de até 700 kg, operando num regime de 24 h, totalmente automático”, explica Carlos Garcia, diretor Comercial da T-NAX.

“No ano passado investimos quase R$ 8 milhões principalmente em máquinas e tecnologia de informação. Para este ano, o planejamento é de R$ 12 milhões”, diz Garcia. Uma das principais aquisições do ano passado foi o centro de usinagem de 4 eixos H 14000, produzido pela Heller, voltado para a produção de peças de grande porte com precisão.

“Com esta máquina estamos atendendo clientes da Linha Amarela, na produção de peças e componentes com peso acima de 1 tonelada. Inclusive acabamos de produzir uma peça de 3,8 toneladas, para um cliente nos Estados Unidos”, informa o diretor, acrescentando que o crescimento no mercado externo também está entre os objetivos da empresa. “Inclusive já acertamos um novo acordo com outro cliente norte-americano”.

Para o início de março está prevista a entrega de uma nova máquina, uma multitarefa J200, da Mazak. Esta máquina vai ser dedicada à produção de peças para um cliente do setor de óleo e gás. “É o nosso principal segmento de atuação hoje – na verdade a empresa foi criada para atender clientes deste setor. Mas, em nossa avaliação, as demandas do setor aeroespacial a partir de 2026 vão responder por uma boa fatia de nossos serviços”, comenta.

Ainda na linha da modernização, Garcia conta que a T-NAX está investindo na instalação de duas células automatizadas, com robôs colaborativos. “Todos esses investimentos que estamos realizando estão na direção do aumento da produtividade e da competividade. Entendemos que para buscar novos negócios precisamos ser competitivos e contarmos com tecnologia de ponta”, afirma.

Hoje, o parque fabril da T-NAX conta com 22 máquinas. 60% delas de 4 e 5 eixos ou multitarefa. De acordo com o diretor, a expectativa da empresa para este ano é a de crescer de 18 a 20%.

 

Fonte: https://www.usinagem-brasil.com.br/60888-t-nax-amplia-investimentos-em-modernizacao-e-novas-maquinas/