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Suzano faz rearranjo e prevê reduzir gastos logísticos em até 15%

Gazeta Mercantil - 01/08/2007

A expansão da produção de celulose na unidade de Mucuri (BA), prevista para ser iniciada em outubro deste ano, estimulou a Suzano Papel e Celulose a rever sua estrutura logística desde a compra de insumos até a exportação para os mercados no exterior a fim de proporcionar uma redução nos custos e otimização no processo. O projeto, iniciado há cerca de dois anos com a alteração dos contratos que venceram desde então, resultará em uma queda de 10% a 15% no custo logístico da celulose negociada a partir da unidade para o exterior, diz o diretor de Logística e Suprimentos da Suzano, João Mário Lourenço Filho. Os novos contratos da companhia com seus fornecedores da área logística prevêem prazos mais longos, fornecedores únicos, regras claras de revisão de preços e cláusulas de performance. "Estamos triplicando nossa produção em Mucuri, por isso precisávamos rever todo o nosso processo", diz o executivo. Em outubro próximo, a companhia inicia a produção de sua nova linha de celulose na Bahia, que elevará a capacidade da unidade das atuais 420 mil toneladas anuais para cerca de 1,5 milhão de toneladas do insumo por ano, sendo quase a totalidade direcionada para o mercado externo - hoje esse volume é inferior a 400 mil toneladas. No exterior, o principal objetivo da companhia foi reduzir de oito para três o número de terminais portuários utilizados na Europa. A produção de celulose de Mucuri chegará ao continente através de Flushing, na Bélgica, e Livorno e Monfalcone, ambos na Itália. As unidades utilizadas até então, como na Espanha e na Inglaterra, deixam de ser consideradas unidades principais e se tornam sub-terminais, que podem ser utilizados caso a demanda em determinada região apresente resultados acima do esperado. Ao operar com uma menor quantidade de portos, a companhia pretende reduzir os custos com o transporte marítimo. Também na Bélgica, a companhia contará com um ponto de distribuição para atender a região, similar ao que será utilizado na Ásia, onde a Suzano concentrará suas operações em três portos na China (nas regiões Norte, Central e Sul da costa do oceano Pacífico). Nos contratos de transporte marítimo, a Suzano estendeu prazos para até oito anos. Na área de suprimentos, os vencimentos dos contratos fechados giram entre dois e cinco anos, atingindo até 10 e 15 anos com alguns fornecedores. Com isso, a empresa realinha sua relação com fornecedores para garantir maior previsibilidade aos negócios. Além disso, a empresa também reduziu em cerca de 20% sua base de fornecedores de serviços de transporte, além de ter trocado cerca de 50% desses parceiros.