28/11/07 11h12

Supermercados mantêm planos de expansão para o próximo ano

Valor Econômico - 28/11/2007

Grandes redes de supermercados planejam investimentos robustos para 2008. Ontem, a americana Wal-Mart anunciou que gastará R$ 1,2 bilhão (US$ 689,7 milhões) em 36 novas lojas, reformas e na construção de um centro de distribuição, em local a ser definido. O valor é 20% maior do que o investido em 2007. O Carrefour, que em maio desembolsou R$ 2,2 bilhões (US$ 1,3 bilhão) para comprar o Atacadão, já disse que investirá R$ 700 milhões (US$ 402,3 milhões) em 2008 (a mesma quantia aplicada em 2007) na expansão orgânica, ou seja, sem considerar eventuais aquisições. O Pão de Açúcar, que há três semanas comprou 60% da Assai Supermercados por R$ 207 milhões (US$ 119 milhões), deverá totalizar investimentos de R$ 1,2 bilhão US$ 689,7 milhões) neste ano, informou ontem o grupo ao Valor. O plano para 2008 pode ser divulgado em dezembro ou janeiro. E a chilena Cencosud, que neste mês estreou no país com duas aquisições - G.Barbosa e Martins Rodrigues - avalia possibilidades de expansão. Vicente Trius, presidente do Wal-Mart no Brasil, afirmou que o próximo ano será "igual ou melhor" que 2007 para a empresa. Trius não descarta novas aquisições em 2008, "se elas fizerem sentido dentro de um modelo de negócios e de retorno do investimento", mas ele espera ver uma expansão generalizada da rede. Para o executivo catalão, há dez anos no país, o maior destaque do ano é a expansão do mercado de baixa renda. Em 2007, o Wal-Mart investiu R$ 1 bilhão (US$ 574,7 milhões) em 20 novas lojas, 113 reformas de lojas existentes e ampliação do centro de distribuição na Bahia. Hoje a multinacional americana ocupa a terceira posição no ranking de supermercados brasileiros - atrás do Carrefour e do Pão-de-Açúcar.