19/02/08 11h16

Supermercado puxa recorde do comércio em 2007

Valor Econômico - 19/02/2008

O setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo contribuiu com 3,2 pontos percentuais para o avanço de 9,6% registrado pelo volume de vendas do comércio varejista no ano passado. O segundo maior peso ficou com móveis e eletrodomésticos, grupo que contribuiu com 2,3 pontos percentuais para o total do comércio em 2007. De acordo com Reinaldo Pereira, técnico da coordenação de serviços e comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os híper e supermercados se beneficiaram do aumento da massa salarial e da expansão do crédito, observados ao longo de todo o ano, inclusive com o aumento da utilização de cartões ligados às próprias empresas varejistas. Os dois grupos contribuíram para que o comércio varejista fechasse com o melhor resultado da série histórica, iniciada em 2001. O patamar alcançado no ano passado foi mais significativo que os 9,3% de alta registrados em 2004. O resultado acumulado ao longo do ano foi puxado pelo desempenho do primeiro semestre, quando o comércio varejista subiu 9,8%, contra 9,5% nos últimos seis meses do ano. Pereira lembra ainda que o resultado do ano só não foi melhor porque as vendas de dezembro não foram melhores que as de novembro. Entre os dois últimos meses do ano, o volume de vendas não variou. Para Emerson Kapaz, consultor estratégico do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV), o crescimento do varejo em 2007 se baseou em três pilares: o aumento da massa salarial e da renda, a ampliação do crédito e o avanço da confiança do consumidor. A continuidade esperada para esses três fatores leva Kapaz a prever mais um bom resultado para o varejo este ano. O consultor trabalha com uma projeção de alta entre 6,5% e 7% para o volume de vendas em 2008.