20/10/10 11h13

SuperClubs investe US$ 294 milhões para abrir 15 hotéis no Brasil

O Estado de S. Paulo

A rede jamaicana SuperClubs vai investir mais de R$ 500 milhões (US$ 294 milhões) no Brasil até 2015, transformando o País no principal foco do crescimento da empresa, com 15 novos projetos previstos para os próximos cinco anos. O grupo, conhecido no País pelos resorts de luxo Breezes, vai diversificar sua atuação com uma bandeira voltada ao turismo de negócio, a Sonesta, e os resorts temáticos StarFish, de olho na classe média emergente.Segundo o diretor-geral do grupo, Xavier Veciana, a meta é fazer do Brasil o segundo maior mercado para o SuperClubs, depois do Caribe. Ele diz que, apesar de a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016 serem fatores de atração, a aposta no País transcende eventos específicos: "Queremos atingir a classe média brasileira, que está com mais renda disponível para viagens e turismo."Com os investimentos, a rede jamaicana tenta avançar em um mercado que ganhou fôlego em 2010. De acordo com a consultoria Euromonitor, a receita do setor no País deve atingir US$ 5,4 bilhões este ano, um aumento de 17% sobre 2009. Os dados da Euromonitor mostram que a francesa Accor, dona de marcas como Mercure, Ibis e Formule 1, tem a dianteira folgada do mercado hoteleiro no Brasil, com mais de 10% do faturamento, seguida da americana Choice – das bandeiras Quality e Comfort –, com 2,8% das receitas.Xavier Veciana, admite que a atuação local da empresa está muito ligada aos resorts Breezes, que têm custo acima das possibilidades da maioria dos brasileiros. Por isso, um dos focos da expansão do grupo no País será a cadeia de resorts StarFish, que oferecerá preços 40% mais baixos do que os da opção "classe A". Segundo ele, serão seis empreendimentos temáticos "populares" – embora a primeira unidade tenha previsão de ser inaugurada na Bahia, a ideia é explorar opções além da praia, como regiões de montanhas ou próximas a rios. O lançamento da StarFish será uma forma de atrair o público que agora começa a viajar. O resort funciona no sistema "all inclusive", em que todas as refeições e bebidas estão incluídas no preço proposto (menos itens importados).Já a bandeira Breezes continuará a atender outra demanda crescente – a de viajantes estrangeiros. Segundo o Banco Central (BC), o gasto de turistas internacionais no País somou US$ 3,9 bilhões até agosto, um aumento de 11,5% em relação a igual período de 2009. O grupo pretende abrir três novas unidades Breezes no País até 2015, a primeira delas em Pernambuco. De carona no movimento do turismo no País – 43 milhões de pessoas viajaram de avião entre janeiro e agosto de 2010, 23% a mais do que em igual período do ano passado –, a empresa pretende abrir empreendimentos voltados a viagens executivas e ao turismo de baixo custo. A SuperClubs definiu a abertura de seis hotéis voltados para executivos em parceria com a rede Sonesta. Segundo Veciana, a empresa estuda também introduzir no Brasil a cadeia supereconômica Rooms: "São quartos pequenos e confortáveis, com poucos serviços."