Supera Parque inaugura Container Park para impulsionar a inovação e o empreendedorismo na região
O novo espaço foi construído com contêineres de transporte marítimo reutilizados e aumenta em 3,6 mil m2 a capacidade do Supera Parque em receber novas empresas
Jornal da USPNa segunda-feira, dia 10 de junho, foi inaugurado, na cidade de Ribeirão Preto, o Container Park, o mais novo espaço empresarial do Supera Parque de Inovação e Tecnologia, localizado no campus da USP. Com uma área total de 3,6 mil metros quadrados, dividida em 10 módulos de 150 metros quadrados cada, o empreendimento recebeu investimentos de cerca de R$ 11 milhões.
O espaço foi construído com 42 contêineres marítimos reutilizados e adaptados, que foram equipados com isolamento térmico e acústico para garantir o conforto dos usuários. Além do complexo empresarial, o Container Park também vai abrigar praça de eventos, terraço para relaxamento, sala de treinamentos, cafeteria e espaços de descompressão. No local também funcionará um novo coworking do Supera Parque, em parceria com o Senai, que instalará no local o UPLab Senai, espaço de aceleração de startups, com capacitações e conexão delas com a indústria e com os institutos de tecnologia do Senai.
No seu discurso, durante a inauguração do Container Park, o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, destacou a importância da inovação, da ampliação de parcerias e da criação de novos espaços dedicados ao desenvolvimento tecnológico e empresarial, tanto para a instituição quanto para a cidade. “A Universidade está extremamente comprometida com inovação. O Container Park é uma estrutura que, certamente, fortalecerá ainda mais a capacidade inovadora do nosso campus.”
Carlotti frisou que a USP tem uma longa tradição na formação de pessoas e na geração de conhecimento. “Nosso objetivo é transferir esse conhecimento para a sociedade, melhorando a qualidade de vida dos paulistas e dos brasileiros. Criamos uma Pró-Reitoria que agora é dedicada à pesquisa e à inovação. Queremos que a inovação esteja próxima da pesquisa, para que possamos transformar o conhecimento em benefícios concretos para a sociedade”, afirmou.
O reitor destacou, ainda, o compromisso da Universidade com o apoio a startups e novas empresas tecnológicas. “Quando assumi a Reitoria, tínhamos uma empresa e, hoje, temos sete empresas atuando no Supera Parque e estamos trabalhando para ampliar ainda mais esse número”, disse. Segundo ele, o objetivo é ter mais 66 empresas ocupando o espaço, com a presença de alunos de graduação, pós-graduação e pós-doutorado para trabalhar juntos com empresários e formar um novo sistema de produção no Brasil.