Sumaré terá investimento bilionário para novo data center
Cidade foi escolhida por conta de boa infraestrutura de energia elétrica; anúncio foi feito pela prefeitura
O LiberalA implantação de um novo data center em uma área nas proximidades da Rodovia dos Bandeirantes (SP-348) injetará um investimento bilionário em Sumaré. A informação foi divulgada pela prefeitura nesta quarta-feira (15). A empresa que irá operar o data center ainda não está definida.
A infraestrutura, como a aquisição do terreno e a construção do galpão, é de responsabilidade da Aurea Finvest, escritório de São Paulo especializado no desenvolvimento de empreendimentos imobiliários.
O investimento é estimado em R$ 5 bilhões, com expectativa de geração de empregos principalmente durante as obras do local – um imóvel de 300 mil metros quadrados em uma área de 500 mil metros quadrados.
Paulo Succar, diretor de desenvolvimento da Aurea, afirmou que de 10 a 15% do valor correspondem à etapa estrutural, que deve levar cerca de 3 anos. O restante do investimento deve ser feito pela empresa que irá ocupar o data center, com equipamentos, por exemplo.
Em entrevista ao LIBERAL, Paulo disse que a escolha por Sumaré se deve a fatores estruturais que a cidade oferece. O principal deles diz respeito ao fornecimento de energia, já que os data centers são grandes consumidores de eletricidade.
Não por acaso, a área escolhida pela Áurea para ser oferecida a uma empresa interessada está nas proximidades de uma subestação da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), segundo a prefeitura.
O diretor ainda destacou a necessidade de conectividade, ou seja, a disponibilidade de redes de fibra óptica, outro requisito que Sumaré cumpre.
Polo tecnológico
Junto a Hortolândia, a cidade tem se tornado um polo de datas centers, que são uma espécie de galpões de armazenamento de dados digitais. Empresas como a Ascenty, por exemplo, tem onze deles – de 34 espalhados pelo mundo – nos dois municípios. A Microsoft constrói um em Sumaré e dois em Hortolândia.
O novo investimento foi comemorado pelo prefeito de Sumaré, Henrique do Paraíso (Republicanos). Membros do governo e representantes da Aurea se reuniram nesta terça para falar sobre a implantação.
Além da geração de empregos, a prefeitura também espera um incremento na arrecadação de impostos.
No encontro, segundo nota divulgada pela prefeitura, Henrique afirmo que sua equipe já trabalha para facilitar a instalação.
“Estamos anunciando um investimento de R$ 5 bilhões para Sumaré. Na região em que a empresa vai montar a estrutura, vamos criar um novo polo industrial, tecnológico, de informação e de desenvolvimento para a nossa cidade”, afirmou o prefeito.