01/04/08 10h58

Sucroalcooleiras querem substituir o diesel por álcool em suas frotas

Gazeta Mercantil - 01/04/2008

As empresas sucroalcooleiras do País querem usar o álcool em substituição total ou parcial ao diesel em suas frotas cativas de caminhões, máquinas agrícolas e em motores estacionários para irrigação dos canaviais. Na última semana, durante o 10º. Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-açúcar, realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Agroindustrial (Idea), em Ribeirão Preto, representantes de usinas debateram amplamente o assunto com técnicos de montadoras de caminhões e de máquinas agrícolas, fabricantes de sistema de injeção e acadêmicos. "A Scania sabe do interesse do setor em ter um motor diesel-etanol e continua trabalhando para desenvolvê-lo", disse Emílio Paulo Fontanello, engenheiro de vendas da Scania. Richardson Gouveia, da Case IH, revelou que "estamos em tratativas com um de nossos fornecedores de motores (Scania ou Cummins) para começar os testes de uma colhedora de cana com motor a etanol ainda nesta safra". Segundo o engenheiro Orlando Volpato Filho, da Delphi, o conceito do motor diesel movido a etanol existe há mais de 30 anos. "Mas, agora, com os novos motores diesel eletrônicos, para se usar álcool, é preciso ter um sistema de injeção eletrônica original e totalmente integrado, para que se tenha o controle completo de todas as variáveis do motor", disse Volpato. A substituição do diesel por etanol não é um assunto novo. Há dez anos, antes de se cogitar a mistura do biodiesel no diesel, o governo estudou implantar a mistura de álcool anidro no derivado do petróleo. Antes disso, na década de 1980, no auge do Proálcool, muitas usinas fizeram conversões caseiras de motores movidos originalmente a diesel e gasolina para álcool. E, à época, montadoras como Scania e Mercedes-Benz chegaram até mesmo a oferecer às usinas veículos novos com motores convertidos para o uso do álcool. "Acho positivo e salutar esse movimento para buscar novos usos para o etanol, devido a questões ambientais e ao preço e oferta do álcool. O avião Ipanema da Embraer, movido a álcool, é uma prova de que há novos espaços para o álcool", disse Szwarc, consultor da União da Indústria Canavieira (Unica),  ressalvando que o uso do álcool no diesel serviria para frotas cativas, especialmente das usinas."A experiência de conversão dos motores pode ter parado no Brasil, mas a Scania continuou suas pesquisas na Suécia, com foco na aplicação do álcool em motores para ônibus urbanos, devido a questões ambientais", afirmou Fontanello. Em 1989, a Scania iniciou a produção em série de motores diesel convertidos para álcool e, até agora, produziu 600 deles, que equipam ônibus que rodam na capital Estocolmo e em outras cidades suecas. "Em São Paulo, no corredor São Mateus - Jabaquara, um ônibus Scania roda desde novembro de 2007, movido a álcool (95%) com aditivos (5%)", contou Fontanello.