24/09/08 11h45

Stoll quer a Renault mais "tropicalizada"

Gazeta Mercantil - 24/09/2008

O crescimento moderado do mercado brasileiro de agora em diante vai desencadear disputa ferrenha pelo consumidor. A opinião é do presidente da Renault do Brasil, Jérôme Stoll. Por isso, a montadora francesa aposta no fortalecimento da marca com o lançamento de produtos cada vez mais adaptados ao gosto do consumidor brasileiro. "Serão mais bem-sucedidos aqueles que estiverem mais próximos e familiarizados com o cliente brasileiro", afirmou Stoll, anteontem durante lançamento do Sandero Stepway em Mogi das Cruzes (SP). "Vamos acelerar planos de ação que levem a um maior conhecimento da marca Renault, reduzindo obstáculos à compra de nossos produtos." Stoll afirmou que quer uma Renault "tropicalizada", ou seja, uma empresa interessada em produzir carros que garantam confiança e valor de revenda. A garantia de três anos foi uma inovação. Há dois anos no cargo, Stoll conseguiu dar um novo impulso à Renault no Brasil. Já foram lançados até agora cinco novos veículos, estabelecidos no contrato 2009, um plano de metas interno que prevê seis novos modelos até o ano que vem . A montadora já vendeu até setembro mais de 80 mil veículos (espera encerrar este ano com 130 mil unidades). "Estamos crescendo 80%. O que comercializamos em nove meses já supera todo o ano de 2007", disse Stoll. "Tem sido um trabalho árduo, de montar e estruturar uma rede afinada conosco - estamos com 150 pontos e a meta é chegar a 180 em 2009 -, criar um centro de design com foco no Brasil e atingir produção de qualidade." Para Stoll, a montadora vai encerrar este ano na quinta colocação do mercado, com 4,5% de participação. A meta para 2009 é chegar a 5%. Para Stoll, o plano de metas para 2009 "já é coisa do passado", já que os objetivos já foram atingidos neste ano. Para 2010, a empresa prevê utilizar a capacidade instalada no complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, que pode atingir pico de 200 mil veículos. Para isso, a Renaultl conta com a decolagem também da Nissan.