26/10/22 14h18

Startups serão desenvolvidas em novo Espaço de Inovação em Bauru

Unidade da FIB, que será inaugurada nesta quarta, funcionará em parceria com o Sebrae

JCNet

Como forma de estimular a inovação e o empreendedorismo a partir do ambiente acadêmico, as Faculdades Integradas de Bauru (FIB), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), inaugura, em solenidade às 19h30 desta quarta-feira (26), o Espaço de Inovação.

Situado no piso térreo do Bloco E da FIB, o local oferecerá salas para coworking, pré-incubadora de projetos e incubadora de empresas.

A cerimônia de hoje marcará também o fim da 3.ª edição da Maratona de Empreendedorismo e Inovação (leia mais abaixo), que ocorreu neste mês na FIB e contou com o apoio institucional do Sicredi. Inclusive, os primeiros projetos contemplados pelo Espaço de Inovação são justamente os dez melhores selecionados em meio às 22 propostas inscritas na competição.

"Pela qualidade dos projetos escolhidos, já percebemos que algumas ideias devem virar CNPJ em Bauru", avalia a diretora acadêmica da FIB, Chiara Ranieri. "Além de ser uma formação complementar aos estudantes, o Espaço de Inovação tem essa missão de contribuir para o desenvolvimento de jovens empreendedores e também da cidade", acrescenta ela, ressaltando que o local pretende funcionar de maneira integrada com o ecossistema de inovação de Bauru e região, a partir de parcerias firmadas com instituições públicas e privadas.

IMPORTÂNCIA

Consultor de Empreendedorismo e Inovação do Sebrae, Clemilton Luís Basseto reforça a importância da iniciativa abraçada pela instituição. "De cada dez projetos de startups, nove correm o risco, hoje, de não terem sucesso. O apoio institucional e a proteção inicial da FIB serão essenciais para garantir que haja mais chances de sobrevivência delas no mercado", observa.

MARATONA

A 3.ª Maratona de Empreendedorismo e Inovação, que teve formato híbrido, reuniu até 1,3 mil participantes, entre alunos da FIB, familiares, convidados, professores, funcionários e até estudantes de outras cidades.

Muitos projetos desenvolvidos e inscritos contaram com o entrosamento de alunos de diferentes cursos. Eles receberam mentorias do Sebrae e elaboraram propostas com base em um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Entre os temas, estão o combate à fome e à pobreza, além do estímulo à saúde e ao bem-estar; à educação de qualidade; à igualdade de gênero; à água potável e ao saneamento; à energia limpa e acessível; ao desenvolvimento econômico; ao consumo e à produção sustentáveis; à indústria; à inovação; à infraestrutura; entre outros.

SERVIÇO

A FIB fica na rua José Santiago, quadra 15, Vila Ipiranga. O Espaço de Inovação está localizado no piso térreo do Bloco E da instituição. A cerimônia de inauguração ocorre às 19h30 desta quarta-feira (26).

Fonte: https://sampi.net.br/bauru/noticias/2664570/bauru-e-regiao/2022/10/startups-serao-desenvolvidas-em-novo-espaco-de-inovacao