30/10/18 12h14

Startups e fundos de investimentos terão encontro em São Paulo

Capital Empreendedor, projeto que selecionou pequenos negócios inovadores em cinco estados, promoverá encontros com investidores nesta semana

Sebrae

Termina na quarta-feira (31), em São Paulo, com o Circuito de Investimento 2018, mais uma etapa do projeto Capital Empreendedor, que vai aproximar fundos de investimentos e pequenos negócios inovadores no Brasil. Foram escolhidas 25 startups de cinco estados, selecionadas desde o início do 2º semestre de 2018. A programação da etapa final inclui uma visita ao ecossistema de inovação na capital paulista, preparação dos candidatos para as reuniões com investidores, palestras e encontro com gestores do Sebrae que também participaram de todo o processo do Capital Empreendedor.

Na terça-feira (30), empreendedores das 25 startups vão conhecer a Estação Hack (Facebook) e o InovaBra (Bradesco), onde terão contato com gestores dos espaços e visitarão a Inseed Investimentos para conversar com o gestor do fundo e com uma empresa investida. O Circuito de Investimento no Centro Nacional de Referência em Empreendedorismo, Tecnologia e Economia Criativa começa nesta quarta-feira (31). “O Sebrae está nos proporcionando uma grande oportunidade, pois é uma forma eficaz para buscarmos investimentos”, afirma Carlos Pirovani Neto, dono da startup Estuda.com, uma plataforma educacional de avaliação e análise de desempenho focada no ensino básico, e já recebeu investimentos.

A primeira atividade será preparar as empresas selecionadas no Ciclo do Capital Empreendedor, procedentes do Paraná, Maranhão, Mato Grosso, Espírito Santo e São Paulo, para apresentar suas propostas aos fundos de investimento, investidores-anjo, plataformas de crowdfunding de investimento, aceleradoras, B3 (Bolsa de Valores) e Comissão de valores Imobiliários (CVM). Por meio de sua empresa, a Dodeka Investimentos, Benício José de Oliveira Filho, acompanhou os processos de escolha das startups em quatro estados para orientar os candidatos. “É muito interessante levar esta espécie de evangelização para as startups e os gestores do Sebrae, de como o empreendedor tem que atuar e já estamos vendo uma grande evolução no aprendizado”, afirma Benício, que já investiu em 40 empresas inovadoras.

No mesmo dia, gestores do Sebrae, dos estados participantes, se reunirão para indicar ajustes nas propostas e traçar estratégias para 2019. A abertura do circuito de investimentos será às 13h, com a presença da diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes, e do gerente da Unidade de Finanças da instituição, Alexandre Comin. Haverá a apresentação dos resultados do Projeto Capital Empreendedor e uma palestra do jornalista econômico Samy Dana, sobre “Empreendedorismo e oportunidades de investimento de risco no Brasil”, em que abordará a trajetória da economia real no País, os investimentos em negócios inovadores, os aspectos relacionados as escolhas de um investidor e empreendedor e o quanto o Brasil está fazendo, ou não, para se equipar aos países da Europa e aos EUA no que tange o investimento de risco.

A programação continua com o networking de investidores, encontro de interação entre os players do investimento de risco - fundos de investimento, investidores-anjo, plataformas de crowdfunding de investimento, aceleradoras, B3 (bolsa de Valores), Comissão de Valores Imobiliários (CVM) e escritórios jurídicos especializados. Encontro similar acontecerá com as startups selecionadas. O momento de aproximação entre os dois grupos ocorrerá no final da tarde, no Café com Investidores, quando as startups apresentarão seus negócios, projetos e propostas de soluções aos potenciais investidores.