Startups agro de Piracicaba vão receber investimento de R$ 1 mi
Startups Arbotech é especializada em plantas nativas e LPG Plant Grow em mudas de alto valor agregado como lúpulo, baunilha e mirtilo; ambas estão incubadas na EsalqTec
Jornal de PiracicabaA venture builder WBGI vai investir R$ 1 milhão em duas startups de Piracicaba focadas no desenvolvimento de tecnologia para o agronegócio. As beneficiadas serão a Arbotech, que tem foco na criação de plantas nativas para reflorestamento, além de frutíferas e extrativas, e a LPG Plant Grow, que desenvolve projetos de clonagem de plantas com alto valor agregado, como o lúpulo, baunilha e mirtilo. As duas startups estão incubadas na EsalqTec, órgão da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) que fomenta o desenvolvimento científico e o empreendedorismo no agronegócio.
Com o investimento, as duas empresas vão construir, ainda em 2023, laboratórios para a produção de mudas, estufas climatizadas para o acondicionamento das plantas e captação de novos clientes. Segundo o CEO da LGP Plant Grow, Christian Demetrio, a produção será voltada para mudas de plantas que se desenvolvem melhor em condições climáticas diferentes da brasileira. “O lúpulo, por exemplo, é originário do hemisfério norte, com nossa proposta de mudas para produção indoor com suplementação luminosa, vamos aumentar a produção em até uma safra a mais por ano”, citou. Além disso, a proposta é também desenvolver mudas adaptadas de baunilha e mirtilo, por exemplo, que tem um alto valor agregado e podem ser produzidas em estufas ou em áreas menores.
Já no caso da Arbotech, que é uma startup de biotecnologia para produção mudas clonais de plantas economicamente importantes. Mariza Monteiro, co-fundadora da agtech, com o investimento haverá melhorias na infraestrutura do laboratório e também na prospecção de novos clientes. “Desenvolvemos protocolos e técnicas próprias para o melhoramento de plantas nativas e queremos começar a produzir as mudas de espécies nativas em larga escala”, explica.
De acordo com informações da WBGI, o investimento pode abrir novas vagas de emprego na cidade. Além disso, os laboratórios, onde a verba será aplicada, vão ser todos em Piracicaba, e estão em fase de análise de local para instalação.