11/10/19 10h15

Startup São José inicia atividades com até 10 empresas

O Vale

Com quase dois anos de atraso, a Prefeitura de São José dos Campos dará o start na próxima semana ao programa ‘Startup São José’, espaço que abrigará e dará suporte a empresas de base tecnológica. A previsão inicial era de o local abrir as portas no começo de 2018.

Iniciativa da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, o projeto transformou as instalações da antiga Casa do Café, no Parque da Cidade, zona norte da cidade, em um espaço para sediar startups.

Forma investidos R$ 400 mil para a reforma do prédio e instalações de novo mobiliário e sistema de informática. A área do imóvel tem cerca de 1.000 m².

A previsão é que de seis a 10 startups, escolhidas com base em edital já publicado, ocupem o centro de empreendedorismo e desenvolvimento tecnológico.

O edital para interessados ainda está aberto, tanto para empresas como para parceiros que participarão das atividades de aceleração e mentoria.

Segundo a prefeitura, o objetivo é permitir que pessoas com potencial tenham acesso ao desenvolvimento e acompanhamento de seus projetos, com base em inovação para o mercado. O objetivo final é a geração de novos negócios e empregos.

O programa ‘Startup São José’ terá atuação conjunta com o DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), o parque tecnológico da Univap (Universidade do Vale do Paraíba) e o Parque Tecnológico de São José dos Campos, além de empresas e instituições de ensino como ITA, Fatec, Unifesp e Unesp.

“Entre as oportunidades para as futuras startups estão negócios na área de TI (Tecnologia da Informação), mas também em áreas ligadas à moda, vídeo games, artesanato, entre outras”, informou a prefeitura.