29/02/24 12h54

Startup quer faturar R$ 1 milhão por mês com solução em IoT para gestão de canteiros de obras e plantas industriais

Trackfy, da Bahia, desenvolve dispositivo acoplado em capacetes e crachás dos trabalhadores, que emitem dados em tempo real sobre localização, estado de alerta e movimentação nas unidades, melhorando a segurança nesses ambientes

Eae Máquinas

Uma startup criada em Salvador, que, em menos de dois anos de vida já expandiu para São Paulo, desenvolveu uma solução tecnológica que está ajudando grandes indústrias e empreiteiras do Brasil a melhorarem a gestão de seus canteiros e plantas, aprimorando também a segurança e bem-estar dos operários. Trata-se da Trackfy Tecnologia, que vê seu faturamento dobrar anualmente entre 2021 e 2023 e pretende seguir nesse ritmo de crescimento para alcançar a marca de R$ 1 milhão por mês de receitas.

Tendo em vista pautas como Neoindustrialização, competividade do Brasil e Indústria 5.0, a inovação vem atraindo mega corporações da indústria e da construção civil e está literalmente na cabeça e no peito dos trabalhadores. Ela consiste em dispositivos acoplados nos capacetes e crachás dos funcionários, emitindo em tempo real dados e informações para uma plataforma em nuvem. A solução utiliza recursos como internet das coisas (IoT), análise de dados (data analytics) e algoritmos inteligentes, para transformar a visão do chão de fábrica em informação aos gestores.

Com a tecnologia da Trackfy, as empresas conseguem identificar oportunidades de melhoria nas operações, planejamento e bem-estar dos operários, entraves à produtividade e pontos de riscos nesses ambientes. Quantas pessoas estão nessas unidades e onde exatamente; a distância percorrida e o tempo que levam para se deslocar até seus postos de trabalho; alertas de segurança em caso de mal estar do trabalhador ou necessidade de atuação do time de emergência, entre outras funcionalidades, fornecem diagnósticos precisos a esses gestores, conforme explica o CEO da startup, Túlio Cerviño.

“Percebemos que, apesar de toda a complexidade de canteiros de obras e plantas industriais, a gestão atual de execução de atividades ainda é totalmente feita por observações oculares e apontamentos manuais. Isso leva a uma falta de dados e visibilidade das atividades de campo que acarretam em um ambiente muitas vezes hostil e desafiador aos trabalhadores e gestores , que por sua vez, traz às empresas grandes perdas financeiras, baixa produtividade, inefetividade do planejamento e falta de conformidade na execução de atividades”, assinala o executivo.

Ainda de acordo com Cerviño, ao estar acoplado a itens do uniforme dos operários (capacete ou crachá), o dispositivo permite à equipe de segurança localizar se o trabalhador está em um ponto sob ameaça de acidente ou mesmo já sob um sinistro iminente. Desse modo, consegue tomar decisões proativas e agir para rapidamente tirar as pessoas da zona ou situação de risco. O CEO da Trackfy ressalva que esse acompanhamento é feito em conformidade com todas as leis aplicáveis, de forma anônima e exclusivamente para fins de gestão operacional. “Assim, não há infração à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) nem a legislações trabalhistas, todas as restrições desses dispositivos legais são rigorosamente observadas, visto que o nosso foco sempre está primeiramente em melhorar a segurança e o bem estar dos trabalhadores”, afirma.

Indicadores apontam resultados

Indicadores alcançados entre as empresas clientes ilustram os resultados proporcionados pela tecnologia. Na indústria, o uso da solução reduziu em 30% o tempo de evacuações de emergência; ainda, diminuiu em 33% o tempo de deslocamentos dos operários na planta, até seu posto de trabalho.

O Sistema Trackfy têm conseguido mostrar, através dos seus dados e inteligência, que a tão sonhada melhoria na execução de atividades está sempre na melhoria dos processos e organização do ambiente fabril, além de andar de mãos dadas com o bem-estar dos colaboradores. Já houve casos em que o sistema identificou que trabalhadores se deslocavam, em média, cerca de 3 km por dia dentro de uma área industrial, dedicando horas diárias a esta disciplina. Com pequenas ações e organizações da empresa, foi possível melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, reduzindo a exposição dos mesmos a este deslocamento, enquanto que o tempo dedicado à execução dos serviços planejados, de fato, foi consideravelmente otimizado.

“O melhor de tudo isso, é que com o nosso sistema, o ciclo entre identificar, agir e avaliar o resultado ocorre em questão de dias ou semanas, algo que antes demorava meses ou até anos”, destaca o CEO. “Outra consequência: um aumento de 17% da produtividade geral das equipes de execução, redução de 25% no tempo médio de retirada das permissões de trabalho e maior assertividade no planejamento”, completa.

Nos canteiros da construção civil, alcançou-se redução de 20% de deslocamentos, aumento de 15% na produtividade geral das equipes e, por tabela, diminuição de 10% a 15% no tempo de obra estimado. “Com três meses de uso da solução o cronograma estrutural da obra passou de dois meses de atraso para duas semanas de adiantamento, em relação ao planejamento”.

Corporações atendidas

A solução da Trackfy é utilizada hoje por grandes players nos segmentos de Química, Petroquímica, Siderurgia, Mineração e Agro, podendo ser citados corporações como Bayer, Tronox e Grupo Kallas, entre outros grandes nomes. As empresas dos polos industriais de Camaçari (BA), Vale do Aço (MG), Cubatão (SP) e Mauá (SP) estão entre os principais focos de mercado da startup, atualmente.

Gestores da Tronox, produtora de pigmento de dióxido de titânio, ressaltam a melhoria de segurança proporcionada pela tecnologia da Trackfy. O consultor de Segurança e Meio Ambiente da fábrica em Camaçari, Vilmar Oliveira, lembra que antes, em uma necessidade de retirada de trabalhadores da planta, a checagem era feita manualmente, por listas de chamada, “o que era algo muito atrasado”. Hoje, em caso de evasão, em tempo real, sabe-se se todos foram retirados da zona de perigo, muito mais rapidamente e, ainda elimina-se a necessidade de retorno das equipes de brigada às areas de risco, o que pode ser o detalhe crucial para se preservar vidas nestas situações de risco.

Por sua vez, o gestor de Segurança, Qualidade e Meio Ambiente da Tronox na unidade baiana, Mário Bernardo, sublinha que a solução da Trackfy faz a indústria superar um dos principais obstáculos em suas operações. “Qual é a maior dificuldade que uma grande empresa, uma indústria tem? É cuidar das pessoas que estão dentro da sua unidade. Saber e identificar onde as pessoas estão trabalhando e se elas estão bem. É uma das grandes necessidades que as organizações têm, para melhorar as condições de segurança dos trabalhadores e otimizar as suas execuções de campo”.

 

Fonte: https://eaemaq.com.br/noticias-do-mercado/startup-quer-faturar-r-1-milhao-por-mes-com-solucao-em-iot-para-gestao-de-canteiros-de-obras-e-plantas-industriais/