22/02/23 13h43

Startup paulista ajuda construtoras a cortar custos com energia elétrica em obras

Grandes Construções

A energytech brasileira CUBi Energia oferece soluções de gestão energética por meio de uma ferramenta web que utiliza dados e IOT (Internet das coisas) para detectar oportunidades de eficiência e economia de energia.

“Como toda construtora sabe bem, os desafios na gestão de água e energia em um canteiro de obras são bastante complexos, tendo de lidar com falta de previsibilidade, desperdício elevado e dificuldades para monitorar o consumo de energia, dentre outros”, comenta a empresa.

“A eficiência energética pode ser definida como a habilidade de se realizar um projeto com o menor uso possível de recursos. Apesar disso, muitos gestores de obras e construtoras brasileiras ainda não aplicam ações de eficiência energética em suas operações”, complementa.

A empresa também desenvolveu o ‘CUBi Awards’, uma premiação que tem como foco compartilhar casos reais de grandes empresas brasileiras, detalhando os processos e resultados obtidos com a implementação de uma plataforma de gestão.

Na edição de 2021, a Camargo Corrêa Infra (CCInfra) levou o prêmio NUDGE após obter 13% de economia nas contas de energia utilizando a plataforma da CUBi.

“A gestão de energia para canteiros administrativos, refeitórios, alojamentos e canteiros industriais era algo inovador no mercado”, relata Fábio Costa, gerente socioambiental e de qualidade da CCInfra.

“Os resultados efetivos apareceram em 12 meses após a implementação do primeiro monitoramento”, ele conta.

Em 2022, foi a vez da Cyrela arrebatar o prêmio ‘Construção Civil’ ao implementar a plataforma de eficiência energética na gestão de água e energia de seus canteiros e pontos de venda. "A construtora obteve um potencial de 32% de economia”, assegura a CUBi.

 

https://grandesconstrucoes.com.br/Noticias/Exibir/startup-ajuda-construtoras-a-cortar-custos-com-energia-eletrica-em-obras