02/10/20 11h26

Startup participante de programa do Sebrae-SP vence prêmio de inovação

ImunoTera foi uma das cinco ganhadoras do Prêmio Mulheres Inovadoras 2020

Sebrae

A ImunoTera, spinoff da USP que desenvolve um tratamento inovador contra doenças associadas ao HPV, como o câncer de colo de útero, foi uma das cinco vencedoras do Prêmio Mulheres Inovadoras. A empresa é uma das participantes do Programa Incubadora SP do Sebrae-SP e tem três mulheres como sócias: Luana Moraes Aps, Bruna Porchia Ribeiro e Mariana Diniz.

De acordo com o site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o programa foi criado pelo MCTI e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para estimular startups lideradas por mulheres, de forma a contribuir para o aumento da representatividade feminina no cenário empreendedor nacional, por meio da capacitação e do reconhecimento de empreendimentos que possam favorecer o incremento da competitividade brasileira.

Entre as mais de 200 empresas inscritas do Estado de São Paulo, 21 foram classificadas para uma fase de mentoria, coaching e incremento de planos de negócio. As cinco melhores foram selecionadas para receber o prêmio de R$ 100 mil em cerimônia realizada em agosto, em Brasília. Além da ImunoTera, foram premiadas: CL Empreendimentos Biológicos, Fofuuu Soluções Tecnológicas para Saúde e Educação, In Situ Terapia Celular e Ziel Biosciences Pesquisa Desenvolvimento e Diagnóstico.

“Ficamos extremamente felizes. É gratificante ver esse reconhecimento, de uma startup de biotecnologia liderada por mulheres. Foram semanas intensas de aprimoramento do pitch e de um relatório científico que tivemos que entregar”, destaca Luana.

A ImunoTera é detentora de uma tecnologia inovadora capaz de restaurar as funções do sistema imune e induzir uma resposta de memória contra um alvo específico, por meio de três mecanismos: bloqueio, direcionamento e ativação. “Nosso produto é um produto biológico que é capaz ativar as células de defesa e ensiná-las a combater de forma específica as células do câncer. Isso gera uma reposta imunológica que pode proteger contra recidivas do câncer”, explica Luana.

O valor do prêmio será revertido em investimentos na empresa, desde propriedade intelectual e contratação de pessoas até novos testes. A expectativa para este ano é concluir os estudos pré-clínicos e dentro de um a dois anos iniciar o estudo clínico de fase 1 em pacientes com câncer de colo de útero.

Incubadora SP

Segundo a consultora de inovação do Sebrae-SP Roberta Sodré, o programa Incubadora SP tem o objetivo acelerar o desenvolvimento dos negócios incubados e melhorar sua competitividade. Desde 2016, o Escritório Regional Capital Oeste atua no Cietec, Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo USP/Ipen – Cietec, instalada no campus Ipen, na Cidade Universitária, em São Paulo. Neste ano, 14 empresas fazem parte do programa, incluindo a ImunoTera.

“O programa Incubadora SP é comprovadamente sinônimo de sucesso. A intenção é preparar o empreendedor para os desafios de gestão, diminuindo sua curva de aprendizado e aumentando sua competitividade, sem dúvidas, é um programa transformador", afirma Paulo Crepaldi, gestor do Incubadora SP do ER Capital Oeste.

fonte: http://www.sp.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/SP/startup-participante-de-programa-do-sebrae-sp-vence-premio-de-inovacao,451a848cd65e4710VgnVCM1000004c00210aRCRD