21/06/23 14h35

Startup Day reúne 98 pessoas no Vale do Ribeira

Participantes puderam conhecer e se integrar com as ações do ecossistema local de inovação

Sebrae SP

Mais de 200 cidades do Brasil participaram no último dia 27 de maio do Startup Day, iniciativa do Sebrae que reuniu agentes do ecossistema de inovação de todo o País. No Vale do Ribeira foram 98 participantes que puderem conhecer e se integrar com as ações de inovação disponíveis na região.

O evento contou com painéis para discussões sobre inovação, o desafio dos ecossistemas e a criação de ambientes inovadores. O consultor de negócios do Sebrae-SP, Ricardo Oliveira, conta que o evento proporcionou uma importante reflexão sobre as possibilidades de inovação na região tanto da parte acadêmica, quanto da iniciativa privada.

“Foi provocado entre os atores do ecossistema a discussão sobre as verticais de inovação do Vale do Ribeira. Falamos sobre quais áreas podem ser símbolo com potencial para direcionarem os trabalhos na região. Citamos áreas com relação à economia verde e circular, aproveitando o potencial natural e logístico da região”, explica o consultor.

Durante a ação, surgiu ainda uma demanda vinda das empresas participantes para a criação de uma agenda anual de eventos de inovação para que seja possível uma maior participação e novos atores integrados aos eventos.

“A ideia é aumentar a quantidade de iniciativas para inovação e tecnologia no Vale do Ribeira. Isso irá proporcionar uma maior integração das instituições de ensino, empresas, governo e sociedade civil”, destaca Ricardo.

O Startup Day contou, ainda, com a apresentação de projetos e startups, além da abertura das inscrições para o START Vale do Ribeira, idealizado pelo Sebrae-SP por meio do Sebrae for Startups e a Associação Brasileira de Startups (Abstartups). Neste programa, qualquer pessoa pode participar, desde aquela que possui uma ideia inovadora e queira validá-la, até quem já validou o seu MVP (produto mínimo viável, em português) e deseja alçar novos alvos de mercado.

Serão selecionados 10 projetos no Vale do Ribeira para o programa que contempla mentorias individuais e coletivas, meetup’s e encontros presenciais. As inscrições estão disponíveis até 30 de junho pelo link https://bit.ly/STARTValeDoRibeira. Mais informações pelo telefone (13) 3828-5060, opção 4.

Fonte: https://sp.agenciasebrae.com.br/dados/startup-day-reune-98-pessoas-no-vale-do-ribeira/