15/08/16 15h24

Startup cria programa de fidelidade para restaurantes

Clientes ganham pontos por valores gastos em refeições e podem trocar por produtos

DCI

SÃO PAULO - Que tal ganhar pontos pelo valor gasto em sua refeição e trocá-los por eletrônicos? E por vinhos ou livros? Esta é a proposta da startup Volto Sempre, que está em atividade desde maio de 2015 com seu programa de fidelidade para restaurantes. No seu modelo de negocio, para cada refeição feita em um estabelecimento parceiro, o cliente acumula pontos que podem ser trocados por prêmios oferecidos diretamente pela empresa.

Os restaurantes conveniados, hoje, estão localizados apenas na cidade de São Paulo. A ideia é expandir para outras cidades a partir do ano que vem. Segundo informou a empresa, até o momento são 60 estabelecimentos utilizando o sistema, e 50 mil usuários cadastrados na plataforma.

Ao fazer uma refeição em um dos estabelecimentos parceiros, a pessoa deve informar no caixa o seu número de telefone. A Volto Sempre disponibiliza um tablet com o sistema integrado, para que um funcionário registre essa informação e o valor desembolsado pelo cliente. Em seguida, o cliente recebe um código via SMS para finalizar o cadastro.

Feito isso, o usuário pode verificar sua pontuação em seu perfil, tanto pela web como pelo smartphone. Para cada real gasto nas refeições, o cliente ganha uma quantidade de pontos, que varia de acordo com a preferência de cada estabelecimento, na maioria das vezes, entre 5 e 10 pontos por real gasto.

Para participar do programa de fidelidade, o restaurante não precisa pagar nenhuma mensalidade. Basta entrar em contato com a empresa, fazer a solicitação e aguardar ser aprovado no processo de verificação.

Ao se tornar parceiro da Volto Sempre, o restaurante compra os créditos e define o quanto quer investir no programa de fidelidade. "É uma forma de investimento pré-paga. Ao fechar conosco, o estabelecimento define qual porcentagem de pontos vai disponibilizar sobre o valor total para os clientes", explica Raquel Campos, sócia e diretora de negócios da Volto Sempre.

De acordo com ela, são mais de 1.500 opções de prêmios, todos comprados pela empresa direto da indústria. "Temos desde produtos de beleza, até aparelhos eletrônicos e vouchers para novas refeições. O nosso lucro está no resgate desses produtos, pois recebemos os pontos de volta e vendemos de novo para os estabelecimentos", revela.

No momento de sua criação, a Volto Sempre recebeu um investimento de R$ 3 milhões de uma empresa com experiência em programas de fidelidade, cujo nome não foi revelado. A startup conta com 10 pessoas em sua administração, e está sediada no Cubo do Itaú, em São Paulo.

Para Raquel, a contrapartida de pontos para troca de bens para os clientes gastarem nos restaurantes conveniados, consequentemente, estimulará esse consumidor a frequentar o local mais vezes. "O objetivo para o comerciante é aumentar a rentabilidade dele e fidelizar seus clientes", finaliza.