24/10/19 14h01

Startout prepara startups para missão internacional a Xangai, na China

Workshop realizado em São Paulo orientou representantes das startups selecionadas para a grande experiência, que ocorrerá em dezembro

Pequenas Empresas e Grandes Negócios

Nos dias 18 e 19 de outubro, o programa Startout realizou um workshop para promover a integração entre os participantes, com compartilhamento de informações sobre o mercado chinês. Na oportunidade, também foi apresentado um portfólio de soluções ofertadas pelas instituições realizadoras.

Os empreendedores foram aconselhados por Rafael Wandrey, Coordenador-Geral de Inovação no Ministério da Economia, a estudarem bem o mercado a fim de estarem mais preparados para a expansão internacional. Outro ponto de atenção para a missão está na observação dos documentos necessários para a viagem, conforme orientações dadas por Leonardo Santana, do Ministério das Relações Exteriores. Outras dicas, como questões de cultura e negócios, foram abordadas por Reinaldo Ma, da Tozzini Freire Advogados e Ricardo Pelegrini.

“O StartOut é um programa estruturado para impulsionar a internacionalização destas startups. A participação no workshop que antecipa a viagem é fundamental para a preparação destes empreendedores. É a oportunidade de melhorarem seus pitches e aproveitarem para demandar agendas de negócios mais assertivas para sua estratégia de inserção internacional”, comenta Cristina Mieko, analista de inovação do Sebrae.

As startups escolhidas para o StartOut nesta edição desenvolvem soluções aderentes a este mercado. Algumas delas já são graduadas, ou seja, participaram de dois ou mais dois ciclos do programa StartOut, como é o caso da Shelfpix, plataforma de inteligência artificial, e da Rocket.Chat, desenvolvedora de colaboração e comunicação corporativa.

“Já participamos da edição Berlim e Lisboa. Nosso propósito era conhecer melhor estes dois mercados e saber onde poderíamos ter melhor atuação. Para a viagem da China, temos o mesmo objetivo. Como já iniciamos participação no mercado asiático, esta edição nos dará a oportunidade de conhecer melhor os players locais”, explica Leonardo Coletti, vice-presidente de Sales da Rocket.Chat.

Como veterana no programa, a Shelfpix compartilha da mesma visão. “Participamos de outras edições e já entendemos a dinâmica do StartOut. O conhecimento do mercado chinês que o programa proporciona nos ajuda a ter uma experiência melhor, além de mapear futuros negócios na região”, diz Hildo Rocha, CEO da startup. Já outras selecionadas, como a Cheap2ship, que desenvolve soluções para intermediações de fretes internacionais e  foi uma das finalistas do Desafio Sebrae Like a Boss em 2019, participam pela 1ª vez de um ciclo do StartOut Brasil.

Sobre o StartOut Brasil

O StartOut Brasil é um programa de apoio à inserção de startups brasileiras nos mais promissores ecossistemas de inovação do mundo. Realizado pelo Ministério da Economia, Ministério das Relações Exteriores (MRE), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), o programa já passou por Buenos Aires, Paris, Berlim, Miami, Lisboa, Santiago, Toronto e Boston.