Start-Up Brasil reflete a prioridade do setor de TI dentro do governo, diz ministro
ProtecO Programa Start-Up Brasil, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) com gestão da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), ficou com o segundo lugar no 20º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal. A premiação, concedida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, foi entregue na terça-feira (20), em Brasília (DF). A iniciativa vencedora foi "Parcerias para o desenvolvimento produtivo de produtos estratégicos para o SUS", do Ministério da Saúde. O concurso teve 102 concorrentes inscritos.
"O Start-Up Brasil reflete a prioridade conferida pelo governo ao setor de tecnologia da informação, que tem se revelado extremamente estratégico para o país em um mundo que cada vez mais recorre à tecnologia e à informação como fontes para o desenvolvimento econômico e social", afirmou o ministro Gilberto Kassab.
Na cerimônia, o secretário de Políticas de Informática, Maximiliano Martinhão, recebeu a láurea em nome da equipe do MCTIC. Segundo ele, o reconhecimento da Enap serve como chamariz para atrair mais empresas interessadas no método desenvolvido pelo programa.
"Certamente, esse prêmio serve de estímulo para o MCTIC manter as ações no setor e para atrair novas startups interessadas em ingressar no programa. Vamos lançar a nova chamada o mais brevemente possível", disse Martinhão.
O programa
O Start-Up Brasil é um programa do governo federal para estimular o empreendedorismo de base tecnológica. Por meio de chamadas nacionais e internacionais, lançadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a iniciativa já apoiou 183 empresas de 17 estados e 13 países desde 2012. A ação integra o Programa Estratégico de Software e Serviços de Tecnologia da Informação (TI Maior).
A premiação
O 20º Concurso Inovação na Gestão Pública tem o objetivo de estimular a implementação de iniciativas inovadoras de gestão em órgãos do governo federal, disseminá-las e valorizar os servidores públicos que atuam de forma criativa.
Na edição deste ano, foram premiadas dez iniciativas, além do destaque Sustentabilidade.