31/01/08 11h14

Starbucks amplia rede em São Paulo e vai a Campinas

Valor Econômico - 31/01/2008

A Starbucks, que possui atualmente oito lojas em São Paulo, irá inaugurar mais duas unidades na cidade ao longo do primeiro trimestre deste ano e irá abrir ainda, em Campinas (SP), a primeira loja da rede fora da capital paulista. A aceitação da marca pelos brasileiros surpreendeu a multinacional. A Cafés Sereia do Brasil Participações S.A., sócia e operadora da rede de cafeterias americana no Brasil, divulgou ontem que mais de um milhão de clientes foram atendidos nas lojas abertas em São Paulo entre dezembro de 2006, quando estreou no país, e dezembro de 2007, quando foi inaugurada a oitava unidade. Parte do sucesso pode ser atribuída à curiosidade inicial dos consumidores. A empresa escolheu pontos estratégicos que apresentam um fluxo de clientes em potencial. Daqui para frente, a Starbucks, cujo modelo de negócio costuma estar entre os mais admirados do mundo por ter revolucionado o hábito de tomar café nos EUA, terá o desafio de continuar agradando e surpreendendo seus clientes. Fortes concorrentes, como o McDonald's, a maior rede de fast-food do mundo, também têm sérias pretensões de tirar mercado da Starbucks. No Brasil, o McDonald's já opera McCafés há cerca de oito anos, mas a multinacional também tem planos de acelerar a implementação deste negócio no país. As margens nas cafeterias são maiores do que as obtidas com os sanduíches. Mas Starbucks mostra resultados animadores no Brasil, onde já existe o hábito de tomar café. Pelo critério de número de transações diárias por loja, indicador utilizado para medir a demanda, o Brasil já figura em primeiro lugar entre todas as operações da Starbucks na América Latina. "Estamos também entre os 10 principais mercados da Starbucks no mundo, considerando as transações diárias", diz o diretor de operações da Starbucks, Ricardo Carvalheira.