05/06/08 14h47

Staples, dos EUA, abre as primeiras lojas no país

Valor Econômico - 05/06/2008

O varejo brasileiro de material de escritórios, setor ainda dominado por redes locais, como a Kalunga, não será mais o mesmo a partir do segundo semestre deste ano. A multinacional americana Staples, a maior cadeia do mundo neste segmento, irá abrir pelo menos quatro lojas no país até o fim de 2009. Três delas já têm local definido: duas ficarão em São Paulo e uma no Rio. Com o desaquecimento da economia americana, a Staples passou a olhar para os países emergentes, onde a demanda por cliples e afins continua em alta. O mercado brasileiro de material de escritórios cresce a taxas de 20% ao ano e já movimenta US$ 4 bilhões. Embora não tenha ainda lojas no Brasil, o mercado brasileiro não é desconhecido para a Staples, que calcula ocupar o terceiro lugar no Brasil, atrás da Kalunga e da Gimba. A multinacional comprou, em 2005, a Officenet, que vende no Brasil e na Argentina material de escritórios para companhias e por meio da internet. A partir de agora, a marca Officenet começará a ser substituída pelo nome Staples. Joseph Doody, executivo responsável pelas operações da Staples em países emergentes, afirma que a multinacional não descarta fazer aquisições no mercado brasileiro. Pablo Magallanes, o presidente da Officenet no Brasil, não nega o interesse do grupo pela Kalunga, a maior varejista do setor no país, com cerca de 40 lojas.