23/12/08 15h21

St Marche aposta no comer bem, em casa

Valor Econômico - 23/12/2008

A turbulência financeira mundial não afetou os planos de expansão do grupo de supermercados St. Marche. O objetivo é chegar a 30 lojas no país em cinco anos, com três a cinco inaugurações no ano que vem. Hoje a rede conta com seis unidades em São Paulo, entre elas o sofisticado Empório Santa Maria, comprado em novembro de 2007 do grupo Expand. Bernardo Ouro Preto, um dos sócios da companhia, apóia-se em dois argumentos para justificar seu otimismo. O primeiro é o mesmo de outros empresários que lidam com alimentos: esse setor costuma ser o último a sofrer nas crises. O segundo diz respeito ao comportamento de seu público-alvo, as classes alta e média-alta. "O que acho que vai acontecer com esse consumidor? Preocupado com a crise, vai deixar de jantar fora três vezes por semana para sair apenas uma. Nos outros dias, vai jantar em casa, por isso irá mais ao supermercado", diz Ouro Preto. "Além disso, como as pessoas já não vão comprar uma casa nova, já não vão trocar de carro, se darão direito a pequenos prazeres, como tomar um bom vinho". Nem a disparada do dólar parece abalar o humor do empresário, apesar de os importados responderem por cerca de 20% do mix de suas lojas. Boa parte do estoque para o fim do ano foi contratado antes da crise financeira e a estratégia tem sido negociar com os fornecedores para evitar repasses do novo câmbio. O projeto de expansão, iniciado em 2006 com a abertura da segunda loja no Panamby, bairro na zona sul da cidade de São Paulo, tem garantido um crescimento acelerado nas vendas. Neste ano, o acréscimo deve superar 20%, sobre um faturamento de mais de R$ 100 milhões (US$ 43.5 milhões). A expectativa de Outro Preto para 2009 é manter esse ritmo de crescimento. O plano de novas lojas para os próximos cinco anos contempla não só unidades St. Marche, mas também a bandeira Empório Santa Maria, que deve ter outras três ou quatro unidades.