08/09/15 14h35

Spe offshore europe 2015 começa nesta terça-feira e gera expectativa para novos projetos no Brasil

Petro Notícias

Ao longo desta semana, os olhos da indústria de óleo e gás estarão voltados à cidade de Aberdeen, na Escócia, onde será realizada a edição 2015 da SPE Offshore Europe. O evento, que tem início nesta terça-feira (8), reunirá representantes de diversos países e profissionais atuantes em toda a cadeia global de petróleo com um objetivo em comum: firmar novas parcerias de investimento e debater perspectivas hoje fundamentais ao setor. Em busca de novas movimentações financeiras que auxiliem no cenário de menores investimentos, grandes nomes da indústria brasileira vão à feira representar o país e tentar captar a atenção de investidores estrangeiros para as mais diversas áreas de atuação, por meio da realização de encontros e rodadas de negócios. As expectativas são otimistas e os oportunidades não são poucas no evento, que se estende até o dia 11 e conta com 1.500 companhias expositoras. A abertura da feira acontecerá às 9h45, no auditório Fleming, e contará com representantes da Schlumberger, da Aker Solutions e da Agência Internacional de Energia (AIE), além de acadêmicos especializados no setor.

Investir para manter ativo o mercado e superar o momento ruim. É com essa perspectiva que empresários brasileiros vão à procura de novos projetos e cooperações internacionais para atuar na indústria brasileira, cujo potencial mantém aceso o interesse de empresas do mundo todo. Diversas missões de negócios partem do Brasil para a feira, como é caso do grupo organizado pela parceria do Sebrae do Rio de Janeiro com a Confederação Nacional da Indústria e a Federação das Indústrias de Minas Gerais, que levará mais de 40 companhias brasileiras para Aberdeen.

O ambiente da feira, que espera receber 63 mil visitantes neste ano, é voltado para o intercâmbio de experiência entre empresas do setor e para a formação de novas parcerias. Não será diferente para os empresários brasileiros presentes no evento. À medida que representantes de diversos países se interessam pelo mercado do país, serão realizados encontros de negócios agendados entre as companhias presentes. É o caso da Associação Holandesa de Fornecedores na Indústria de Óleo & Gás (IRO), que levará 29 empresas à feira e realizará encontros com companhias brasileiras para potenciais investimentos nos setores de perfuração, construção, segurança, produção, operação e diversas outras da cadeia de óleo e gás.

As oportunidades ainda vão além: a agência britânica United Kingdom Trade & Investment (UKTI) irá promover rodadas de negócios com empresários brasileiros em Aberdeen, buscando levar empresas inglesas ao Brasil e estimular companhias brasileiras a atuar no mercado da Inglaterra. Em entrevista recente ao Petronotícias, o cônsul-geral adjunto e diretor do UKTI no Rio de Janeiro, Matt Woods, afirmou que o mau momento da indústria brasileira não intimida os investidores ingleses, que seguem interessados em novos projetos no país. “É impossível ignorar o Brasil se você quer ser relevante no segmento de óleo e gás”, enfatizou o executivo.

A importância do Brasil para o mercado offshore se reflete na grande adesão das empresas nacionais à feira. Representantes de diversas áreas da cadeia de petróleo vêm demonstrando otimismo com a realização do evento, onde serão buscadas parcerias para a formação de novas joint ventures. A Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP) fechou, em parceria com a Apex-Brasil, um projeto que auxiliará 21 companhias brasileiras a se aproximar de investidores de fora. O superintendente da ONIP, Bruno Musso, explicou em entrevista ao Petronotícias que o objetivo das joint ventures é “agregar tecnologias que não são fabricadas no Brasil e que demandariam muito tempo para serem desenvolvidas de forma independente”.

As perspectivas são boas para as fornecedoras brasileiras. Entre elas está a MFX, empresa de equipamentos da cadeia de óleo e gás que vai a Aberdeen com uma meta clara: buscar oportunidades de exportar produtos aos mercados do Oriente Médio e Europa. A companhia será a única do setor privado nacional a ter um estande próprio no evento, e contará com a presença de seus diretores, gerentes e equipe de vendas para firmar novos negócios. O foco principal, segundo o executivo Iwaldo Miranda, será o investimento em operações no Mar do Norte.

Além da MFX, também comparecerá ao evento a Navium, companhia especializada em engenharia marítima. Na feira, a empresa buscará atrair parcerias principalmente para as áreas de manutenção e navegação, trazendo tecnologias estrangeiras para o mercado nacional. O presidente da companhia afirmou ao Petronotícias que o Brasil vem apresentando um bom desenvolvimento nás áreas de águas profundas e ultraprofundas, o que pode estimular a chegada de novos aportes. O segmento de manutenção será o foco também da Megatherm, que levará para a Escócia seu portfólio de produtos e novos serviços. Segundo o presidente da empresa, Sergio Mattozo, a Megatherm busca inovações tecnológicas com novos parceiros internacionais.

Embora seja um enorme palco para negócios, a SPE Offshore não restringe suas atividades às transações financeiras entre companhias. A feira traz em sua programação diversas apresentações técnicas acerca da cadeia de óleo e gás, e busca debater os desafios vividos tanto por empregados quanto por empresas do segmento. Com o tema “Inspirando a Próxima Geração”, Aberdeen também estará olhando para o futuro da indústria de petróleo no mundo. Ao longo da semana, sessões especializadas e seminários voltados a áreas específicas buscarão prover novas perspectivas de atuação no mercado, discutindo com profissionais da indústria as tendências que devem se concretizar nos próximos anos.