10/01/07 16h20
Spaipa investe US$ 23 milhões e amplia operação
Gazeta Mercantil - 10/01/2007
A terceira maior engarrafadora brasileira da Coca-Cola cresce 21% e fatura US$ 587 milhões. A Spaipa, terceira maior franqueada da Coca-Cola no Brasil, com atuação no Paraná e interior de São Paulo, planeja investir US$ 23 milhões em 2007 em ampliações na área industrial, logística e em equipamentos em pontos-de-venda. A empresa espera um crescimento de 23% a 24% no seu faturamento e de 13% em volume de vendas para este ano, segundo Neuri Pereira, superintendente de vendas e marketing. A distribuidora fechou 2006 com uma receita de US$ 587 milhões, 21% acima do ano anterior e com um volume de vendas de 160 milhões de caixas, o que equivale a um incremento de 11% sobre 2005. Dos investimentos previstos para 2007, US$ 2 milhões serão destinados à fábrica de Bauru (SP), que vai ampliar a capacidade de envase de água mineral, de 71 milhões de litros por ano para 135 milhões de litros por ano. Outros US$ 12 milhões irão para melhorias na área industrial e de estocagem nos centros de distribuição de Curitiba, Maringá (PR) e Marília (SP). A empresa também deve comprar 100 novos caminhões para ampliação e renovação da frota, hoje de 260 veículos. Os US$ 9 milhões restantes serão usados para compra de equipamentos para pontos-de-venda. No ano passado, a empresa já havia investido US$ 29 milhões na área de produção e logística. A maior parte desses recursos (US$ 19 milhões) foi usada para ampliar em 80% o potencial da fábrica de Marília (SP), para 680 milhões de litros por ano. Com a ampliação, a empresa aumentou em 23% sua capacidade total de produção, para 1,4 bilhão de litros. Hoje a Spaipa utiliza 70% desse volume. A Spaipa distribui seus produtos atualmente em 103 mil pontos no Paraná e interior de São Paulo e emprega hoje 2,1 mil pessoas, número que deve ser ampliado em mais 150 postos de trabalho com os projetos deste ano.