SP será emergente com maior PIB em 2025, afirma estudo
Folha de S. Paulo
Com a promessa de rápido crescimento das economias em desenvolvimento nos próximos anos, São Paulo será a cidade emergente com maior PIB em 2025 (e a com sexto maior no geral, que inclui ricos como Tóquio e Nova York), segundo pesquisa da PricewaterhouseCoopers. Em 2008, a capital paulista ficou atrás somente da Cidade do México entre as cidades emergentes com maior PIB baseado em paridade do poder de compra.
O crescimento de São Paulo é um indicador de um movimento que inclui ainda localidades chinesas e indianas e que o estudo diz que pode desafiar o predomínio das atuais líderes. A pesquisa prevê que, em 2025, 12 das 30 cidades mais ricas serão de emergentes - ante sete em 2008. O Rio deve passar do 30º para o 24º lugar. Outra emergente que vai ganhar espaço é a chinesa Xangai, que vai passar da 25ª posição, no ano passado, para o nono lugar, em 2025, diz o levantamento.
Enquanto os emergentes ganham espaço, as cidades da "velha Europa", como Roma, Viena, Berlim, são as que mais devem despencar no ranking. Isso ocorre não porque elas estão estagnadas, diz a pesquisa, "mas porque elas não conseguem acompanhar o ritmo das economias de rápido crescimento". As outras brasileiras que aparecem no ranking em 2025 são Brasília (51º lugar), Porto Alegre (85º), Belo Horizonte (89º), Curitiba (112º), Recife (132º), Fortaleza (141º) e Salvador (149º).