21/08/12 10h34

SP rumo à Copa: só Sorocaba pediu empréstimo subsidiado

Brasil Econômico

Governo oferece crédito com taxa de 6,5% ao ano, mas apenas uma cidade e 11 hotéis pediram recursos.

O estado de São Paulo se orgulha de ter a melhor rede rodoviária do país, 31 aeroportos regionais e todas condições para receber turistas e seleções da Copa do Mundo 2014.

Tem ao menos 40 cidades que manifestaram interesse em ser subsedes - centros de treinamento das seleções (CTS) -, ainda que apenas meia dúzia tenha chances efetivas de atrair equipes. Mas os indícios são de que os preparativos estão em marcha lenta.

O fundo de R$ 300 milhões, criado pelo governo paulista para financiar projetos relacionados à Copa nas cidades que se candidatam a CTS, só recebeu pedido de uma prefeitura, Sorocaba, que quer construir uma arena.

No setor privado, só onze hotéis solicitaram recursos para adequar as instalações. Os pedidos somam R$ 70 milhões.

A linha é oferecida por meio da Desenvolve SP, a agência de fomento do estado, e tem condições especiais: juro anual de 2% mais a variação do IPC (Índice de Preços ao Consumidor do Município de São Paulo), da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Se o IPC ficar em 4,5%, meta do Banco Central, o índice será uma taxa nominal de 6,5%, bem abaixo do que se encontra no mercado para empréstimos de longo prazo - 15% a 20% para companhias com rating AA, estima Milton Santos, presidente da Desenvolve SP.

"É menor até do que os repasses do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) em linhas como Finem, voltada para a modernização dos negócios", compara.

Além disso, o prazo vai a 12 anos, bem maior do que encontrado em bancos - três anos costuma ser o máximo.

Por conta das condições facilitadas, a expectativa era de que até prefeituras e hotéis de cidades mais distantes da capital, que têm poucas chances de se tornar CTS, buscassem recursos para melhorar sua estrutura.

Padrão de qualidade

"Estamos estimulando as candidaturas das cidades a CTS desde 2009", diz Santos. Janelas para inscrições foram abertas, durante um mês, em 2010 e 2011. Neste ano, uma nova oportunidade será oferecida no mês que vem. No primeiro semestre de 2013, as cidades terão a última chance no primeiro semestre.

Para entrar no catálogo da Fifa (Federação Internacional de Futebol), a partir do qual as seleções escolherão suas sedes, é preciso cumprir uma série de requisitos, como acomodações e local para treinamento adequados.

No último dia 1º, o comitê organizador da Fifa lançou a primeira versão de seu catálogo, com 54 CTS, 20 dos quais em cidades do estado. O governo paulista aproveitou para anunciar um reforço para a Linha Investimento Esportivo 2014, elevando o fundo, criado em fevereiro, de R$ 150 milhões, para R$ 300 milhões.

O tempo não para

O financiamento pode ser usado em construção ou melhora de estruturas esportivas e na infraestrutura em volta da arena, como calçamento e sinalização.

"O tempo está correndo, e os investimentos têm de estar concluídos ao menos quatro meses antes do evento para receber os visitantes e capturar os benefícios de ser uma subsede", diz Santos.