28/11/24 09h47

SP quer ampliar relações com a Alemanha para acelerar a transição energética no Estado

InvestSP

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE) quer ampliar as relações com a Alemanha para acelerar o processo de transição energética. A ideia é promover a troca de conhecimento e incentivar parcerias entre empresas paulistas e alemãs, principalmente na busca por soluções inovadoras contra as mudanças climáticas.

Na última terça-feira (26), a SDE participou, na capital paulista, do lançamento do German Accelerator São Paulo, projeto financiado pelo governo alemão que oferece apoio para que startups do país possam se desenvolver e compartilhar soluções em outros mercados – assim como a pasta dá suporte a companhias paulistas que querem se desenvolver no mercado internacional. Um dos focos da iniciativa em São Paulo será exatamente a questão da transição energética, que na Europa é liderada pela Alemanha.

“Temos aí uma boa oportunidade para promover o intercâmbio entre empresas e universidades de São Paulo e da Alemanha e avançar nas trilhas de desenvolvimento definidas pela SDE, que priorizam a atração de investimentos e o apoio a projetos privados focados em descarbonização e transição energética, e devem contribuir para que São Paulo possa neutralizar as emissões de carbono até 2050”, disse a diretora de Estratégia e Inteligência a InvestSP, Marília Garcez.

Agência de promoção de investimentos vinculada à SDE, a InvestSP oferece apoio técnico a empresas que querem desenvolver projetos de transição energética no Estado e faz a interlocução dessas companhias com outras áreas do Governo. Ela ainda conta com um escritório internacional em Munique, na Alemanha, que já atua no desenvolvimento de ações conjuntas para acelerar a transição energética em São Paulo.