23/04/25 14h39

SP Produz fortalece CPL do Eucalipto do Alto Tietê e impulsiona geração de empregos e renda

Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) garante equipamentos e contribui com o desenvolvimento regional

Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de SP

Nativo das florestas australianas, o eucalipto chegou ao Brasil no século 19 e, desde então, está presente no nosso dia a dia por meio de produtos de limpeza, tipos de papel, medicamentos e combustíveis renováveis. Baseada nesta matéria-prima, a Cadeia Produtiva Local (CPL) do Eucalipto do Alto Tietê é apoiada pelo programa SP Produz, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Estado de São Paulo, e fortalece a economia regional com mais emprego e renda.

Além da produção e comercialização da madeira para celulose, biomassa energética e pallets/caixas, a CPL do Eucalipto, gerida pela Cooperativa Agrícola Mista do Alto Tietê (CAMAT), também se destaca pelo uso de madeira de reflorestamento e pelos diversos subprodutos que são desenvolvidos no intervalo entre o plantio e a colheita do eucalipto, processo que leva em torno de sete anos. Mel, frutas, artesanato e geleias são alguns desses subprodutos, que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico da região.

“Por se tratar de uma área de proteção ambiental, Salesópolis não pode receber indústrias poluentes. Com isso, esses subprodutos ajudam na geração de empregos e no assentamento das famílias locais”, explica o diretor-presidente da CAMAT, Antônio Camargo Neto, conhecido como Ticão. Segundo dados da cooperativa, as atividades produtivas da CAMAT geram aproximadamente 3,8 mil empregos diretos e indiretos nos municípios de Salesópolis, Paraibuna e Santa Branca.

Com o apoio técnico e recursos do SP Produz, a CPL conseguiu adquirir novos equipamentos para melhorar a eficiência da produção e a qualidade dos cavacos — pedaços ou lascas de madeira que são utilizados como matéria-prima para celulose ou carvão, biomassa energética, e compostagem. Os equipamentos comprados foram um picador, um classificador de tamanhos e um medidor de umidade e densidade.

Fundada em 1991, a CAMAT conta atualmente com 220 associados, entre pequenos e médios produtores e serralherias cooperadas. “Nunca vi um projeto ser tão bem estruturado e de forma tão rápida como foi o SP Produz. O apoio que recebemos chegou na hora certa para que pudéssemos dar um passo importante na consolidação da nossa cadeia. Nós acreditamos, lutamos muito e fomos contemplados com uma CPL Madura”, declara Ticão.

 

Fonte: https://www.desenvolvimentoeconomico.sp.gov.br/sp-produz-fortalece-cpl-do-eucalipto-do-alto-tiete-e-impulsiona-geracao-de-empregos-e-renda/