28/03/25 13h50

SP Produz: conheça o programa que incentiva o desenvolvimento econômico regional em SP

Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo une e fortalece as cadeias produtivas locais

Secretaria de Desenvolvimento Econômico de SP

Imagine um programa que proporciona a parceria entre uma cooperativa de frutas, verduras e legumes orgânicos com uma empresa de processamento de polpas e que, juntas, conseguem otimizar o fornecimento de alimentação saudável e de qualidade para a merenda dos estudantes de uma determinada região. Graças ao SP Produz, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, essa e outras parcerias são possíveis, transformando o desenvolvimento econômico regional por meio do fortalecimento das cadeias produtivas locais (CPLs).

Cada cadeia é formada por micro, pequenas e médias empresas de um mesmo setor que, com união e cooperação, buscam crescer juntas sob uma governança comum, colaborando entre si e com entidades públicas e privadas.

“Queremos que as cadeias produtivas locais estejam alinhadas com nosso planejamento estratégico de desenvolvimento regional, com mais geração de renda e emprego, conforme determinado pelo governador Tarcísio de Freitas”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima. “Dessa forma, podemos implementar nossos projetos desenhados nas coalizões empresariais, que fomentam o empreendedorismo e respeitam as vocações e potencialidades de cada região do estado”, reforça.

A CPL reconhecida pelo SP Produz recebe apoio técnico para aprimorar e fortalecer suas atividades. As cadeias podem ser classificadas em até quatro níveis e, dependendo do grau de maturidade alcançado, têm a possibilidade de participar de editais e obter recursos para seus projetos de desenvolvimento.

Um exemplo está na CPL de Hortifrútis Orgânicos, que funciona na cidade de Itápolis, em Araraquara. Essa cadeia foi reconhecida pelo Programa SP Produz com o nível mais elevado, avaliada como CPL Madura. Formada por 35 elos, entre entidades privadas, públicas e produtores rurais, essa cadeia produtiva é responsável pelo fornecimento semanal de cerca de 5 toneladas em hortifrútis à merenda escolar de pelo menos cinco cidades da região, além de 20 toneladas destinadas à cidade de São Paulo, com a mesma frequência.

“A conquista do título da CPL nos permitiu fortalecer e estreitar ainda mais a cadeia produtiva de orgânicos aqui na nossa cidade. Buscamos soluções conjuntas para atender às contas públicas da região, especialmente a merenda escolar. Estamos oferecendo alimentação saudável e de qualidade a todos os nossos estudantes”, explica Manuela Costa, gerente-geral da CooperAnnona, entidade gestora da CPL.

Segundo ela, o recurso obtido pelo programa chegou em boa hora e impulsionou o fortalecimento da CPL de Hortifrútis Orgânicos. “Trouxe uma injeção de ânimo, especialmente a todos os nossos produtores. Essa iniciativa permitirá agregar ainda mais aos nossos produtos. Em nome de toda nossa cadeia produtiva, gostaria de agradecer à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que nos ajudou e nos auxiliou na conquista desse fomento e a alcançar essa maturidade”, destaca.

Níveis de maturidade

O programa é dividido em quatro níveis de maturidade. Nesse sentido, à medida que as cadeias produtivas avançam com o apoio do Governo do Estado, elas evoluem e ganham acesso a novos benefícios, que vão desde apoio técnico, mentoria até alocação de recursos financeiros. São eles:

Aglomerado Produtivo: mentoria para estabelecimento de governança e apoio técnico para aprimoramento do planejamento estratégico.

CPL em Desenvolvimento: diversificação de agentes e elos da cadeia produtiva, além do impacto da CPL na geração de emprego, renda e desenvolvimento econômico local.

CPL Consolidada: fomento com linhas de crédito específicas, mentoria técnica e diversificação de fontes de receitas, acesso a mercados e comercialização para além do nível local.

CPL Madura: eventos regionais de divulgação, oferta de qualificação de mão de obra, linhas de crédito, capacitação para exportação, estratégia de atração de investimentos e projetos de desenvolvimento local.

 

Fonte: https://www.desenvolvimentoeconomico.sp.gov.br/sp-produz-conheca-o-programa-que-incentiva-o-desenvolvimento-economico-regional-em-sp/