SP House discutirá como as produções regionais de games estão conquistando o mercado global
No último dia da programação da SP House, em Austin (EUA), espaço promove painel com especialistas do setor de jogos e audiovisual
InvestSPA SP House, iniciativa do Governo de São Paulo, realizada durante o South by Southwest (SXSW), traz programação com muita tecnologia, inovação, economia criativa, jogos e muito mais. No último dia da programação, 11 de março, acontecerá um painel para discutir sobre como a produção local de games vem conquistando uma audiência cada vez mais global.
O painel “Glocal Games: Bridging Local Cultures with a Global Audience” com tema ‘O regional é mais autêntico?’ é apresentado pela Abragames - Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais. O debate conta com a presença do presidente da Abragames, Rodrigo Terra; da curadora digital e produção criativa da Filmgate Miami/FilmGate Interactive, Diliana Alexander e o diretor e XR Creator, Steye Hallema.
“O setor de games movimenta quase R$ 1 bilhão por ano e emprega em média 6 mil pessoas no Estado, isso demonstra um grande potencial. Por isso, vamos trazer essa discussão para a SP House, mostrando o nosso compromisso para consolidar o estado como referência global no setor”, destaca a secretária de Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton.
O estado já tem se destacado no cenário internacional de games. Em 2024, com apoio do Governo de SP, a capital paulista recebeu a primeira edição da Gamescom Latam, a versão latino-americana de um dos maiores eventos sobre games do mundo, a Gamescom, realizada em Colônia, na Alemanha. A articulação para a vinda do evento para o estado de São Paulo foi realizada durante as missões do CreativeSP, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
“A SP House e SXSW são um marco na promoção e divulgação da cultura brasileira e paulista neste que é o maior festival de inovação do mundo. Falar de games, XR, tecnologia, música, esporte e políticas públicas em um espaço de pensamento tão simbólico quanto neste grande evento em Austin, no seu segundo ano consecutivo, é emblemático. Fico honrado de poder participar e contribuir com a Abragames para que o pensamento flua que que nosso Brasil e São Paulo esteja tão bem entrosado e integrado ao resto das discussões sobre futuro no mundo’, afirma o presidente da Abragames, Rodrigo Terra.
Sobre a SP House
A SP House, organizada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, InvestSP (agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico) e Prefeitura de São Paulo, será um hub de oportunidades de negócios e investimentos internacionais, com uma programação focada em tecnologia, impacto social, economia criativa, jogos e audiovisual. Além disso, terá uma estética voltada à cultura urbana e grafite, com shows e debates que reforçarão os temas de sustentabilidade e inovação.
O espaço também contará com a presença de diversas secretarias e empresas do Governo do Estado, como as de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Abastecimento, além de empresas como Sabesp e Prodesp. A iniciativa recebe o apoio de grandes patrocinadores, como Ambev, Fundação Itaú, Itaú, Toyota, Sabesp e Prodesp. Durante o evento, essas empresas desempenharão um papel central, participando de apresentações e debates focados em temas como inovação, sustentabilidade e impacto social.
Sobre o CreativeSP
Pelo quarto ano seguido, o programa CreativeSP, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e da InvestSP, levará 10 empresas para o SXSW com o objetivo de fomentar negócios internacionais. O programa oferece um reembolso de até US$ 3 mil para custear até 50% dos gastos com a viagem, além de promover eventos de networking e consultorias especializadas.
Em 2024, o CreativeSP levou 103 empresas para grandes eventos internacionais, como o próprio SXSW, o Festival de Cinema de Cannes, a Gamescom e a Feira do Livro de Frankfurt, gerando novos negócios da ordem de R$ 725 milhões. Além disso, o programa criou 6.400 empregos e tem mais missões confirmadas para o primeiro semestre de 2025, com a participação em eventos como a Games Developers Conference (EUA) e o Festival de Cinema de Berlim (Alemanha).