30/05/11 14h03

SP aumenta verba para investir e planeja PPPs

Valor Econômico

O movimento de passageiros nos aeroportos administrados pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) aumentou 73% nos últimos quatro anos, mais que o crescimento de 52% nos aeroportos operados pela Infraero. Nove dos 31 aeroportos estaduais, entre eles o de Jundiaí, tiveram crescimento maior que 100% no período. O aumento tem incentivado os investimentos do Estado nos terminais e reacende os planos de privatização. O volume de investimentos do Daesp neste ano será de R$ 60 milhões (US$ 37,5 milhões), bem acima do orçamento médio de R$ 20 milhões (US$ 12,5 milhões) dos últimos anos. Para o superintendente do órgão paulista, Ricardo Volpi, os aeroportos ficarão mais atrativos para a iniciativa privada.

A criação da Secretaria Nacional da Aviação Civil este ano, que ficou encarregada de autorizar privatizações no setor, também deve facilitar o avanços dos planos paulistas. Desde 2008 o governo de São Paulo fala em privatizar os aeroportos sob sua administração, mas, segundo Volpi, o processo não andou porque não havia um interlocutor certo no governo federal para o pedido de autorização do Daesp. Segundo Volpi o governo deve conceder os aeroportos em regime de Parceria Público-Privada.

Além do crescimento da aviação executiva, como é o caso de Jundiaí, o aumento do número de passageiros nos aeroportos do Daesp é resultado da recuperação da aviação regional, como nos aeroportos localizados nos municípios de Ribeirão Preto - que teve 113% de aumento do movimento de passageiros de 2006 a 2010 -, e de Presidente Prudente, com crescimento de 502% dos passageiros no mesmo período.

A Trip Linhas Aéreas é uma das empresas que mais têm crescido na aviação regional. Ela opera no aeroporto de Ribeirão Preto desde o fim de 2007, com ligações para as cidades mineiras de Belo Horizonte, Uberlândia e Uberaba e para o Rio de Janeiro. A demanda é caracterizada principalmente por turistas e de profissionais ligados ao agronegócio. A Trip pretende operar também em Presidente Prudente, outro aeroporto que registrou aumento de passageiros. Os voos partirão para as cidades paulistas de Marília e Guarulhos. A empresa prevê que aumentará de 82 para 93 o número de cidades atendidas neste ano.

Para a empresa aérea Gol, que também opera em Presidente Prudente, o crescimento da demanda de passageiros nos voos regionais ocorre porque as tarifas estão competitivas em relação aos demais meios de transporte.